Busca avançada
Ano de início
Entree

Tratamento numérico de fenômenos microscópicos em fluidodinâmica

Processo: 11/01800-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2011
Vigência (Término): 31 de maio de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Matemática - Matemática Aplicada
Pesquisador responsável:Gustavo Carlos Buscaglia
Beneficiário:Diego Samuel Rodrigues
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Método dos elementos finitos   Mecânica computacional

Resumo

Os métodos numéricos e algoritmos existentes em mecânica dos fluidos computacional precisam de ser adequados e otimizados quando as simulações correspondem a escoamentos microfluidicos. Esse projeto de doutorado se orienta ao desenvolvimento de técnicas numéricas para levar em conta as energias relevantes na microescala (especialmente as interfaciais), incorporando também as flutuações estatísticas próprias de sistemas submicrométricos (forças brownianas). Serão assim desenvolvidos métodos de discretização e implementado software para a experimentação virtual de microescoamentos fluidicos com interfaces com física complexa (elástica/viscosa não linear), com um tratamento estocástico do tipo dinâmica de Langevin (adequadamente interpretada para sistemas de dimensão infinita). Os desafios matemáticos e numéricos desse objetivo estão alinhados com várias linhas de pesquisa de grande interesse na comunidade científica internacional da área, prevendo-se um bom impacto dos resultados da tese. O foco dos estudos estará inspirado nas escalas e propriedades típicas de sistemas biológicos, tais como membranas celulares e agentes bioquímicos de vetorização de drogas. Essa pesquisa é proposta no marco do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Medicina Assistida por Computação Científica, do qual o Laboratório de Computação de Alto Desempenho do ICMC-USP faz parte. Esse doutorado também está relacionado com o Projeto de Pesquisa Individual FAPESP, Processo 2009/17758-8.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RODRIGUES, DIEGO S.; AUSAS, ROBERTO F.; MUT, FERNANDO; BUSCAGLIA, GUSTAVO C. A semi-implicit finite element method for viscous lipid membranes. Journal of Computational Physics, v. 298, p. 565-584, OCT 1 2015. Citações Web of Science: 8.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RODRIGUES, Diego Samuel. Tratamento numérico da mecânica de interfaces lipídicas: modelagem e simulação. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.