Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de técnica por citometria de fluxo baseada em FRET para diagnóstico de leucemia mielóide aguda

Processo: 11/09718-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2011
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Eduardo Magalhães Rego
Beneficiário:Priscila Santos Scheucher
Instituição-sede: Hemocentro de Ribeirão Preto. Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (HCMRP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/14247-6 - Center for Research on Cell-Based Therapy, AP.CEPID
Assunto(s):Diagnóstico clínico   Leucemia mieloide aguda   Citometria de fluxo

Resumo

Diferentemente de outros subtipos de LMA, em células leucêmicas da LPA, a proteína PML nativa adquire um padrão de localização nuclear anormal deixando os corpúsculos nucleares (NBs) e distribuindo-se com um padrão salpicado pelo núcleo (microspeckles). Estudos recentes têm demonstrado a aplicabilidade da citometria de fluxo para a detecção de interações entre duas proteínas. O método toma vantagem do efeito conhecido como FRET (fluorescence ressonance energy transfer), que acontece quando uma molécula de um fluorocromo doador está fisicamente próxima a uma molécula de um aceptor. Neste caso, a fluorescência do doador é absorvida pela molécula do aceptor, que então emite fluorescência em um comprimento de onda diferente do original do doador. Quando as moléculas estão distantes o fenômeno não ocorre. Desenvolver um método de citometria de fluxo baseado em FRET, capaz de detectar a perda de interação entre as proteínas PML e SP-100 como marca de presença da oncoproteína PML-RARalfa definindo o diagnóstico de LPA. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
THOME, CAROLINA H.; DOS SANTOS, GUILHERME A.; FERREIRA, GERMANO A.; SCHEUCHER, PRISCILA S.; IZUMI, CLARICE; LEOPOLDINO, ANDREIA M.; SIMAO, ANA MARIA; CIANCAGLINI, PIETRO; DE OLIVEIRA, KLEBER T.; CHIN, ALICE; HANASH, SAMIR M.; FALCAO, ROBERTO P.; REGO, EDUARDO M.; GREENE, LEWIS J.; FACA, VITOR M. Linker for Activation of T-cell Family Member2 (LAT2) a Lipid Raft Adaptor Protein for AKT Signaling, Is an Early Mediator of Alkylphospholipid Anti-leukemic Activity. MOLECULAR & CELLULAR PROTEOMICS, v. 11, n. 12, SI, p. 1898-1912, DEC 2012. Citações Web of Science: 15.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.