Bolsa 11/02053-9 - Família (psicologia), Mães - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

A experiência materna de mulheres brasileiras, francesas e magrebinas e o desenvolvimento do Self infantil

Processo: 11/02053-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 02 de novembro de 2011
Data de Término da vigência: 01 de maio de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Valéria Barbieri
Beneficiário:Valéria Barbieri
Pesquisador Anfitrião: Daniel Beaune
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Université Paris Diderot - Paris 7, França  
Assunto(s):Família (psicologia)   Mães   Desenvolvimento infantil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:crianças | familia | maternidade | Personalidade | self | Técnicas Projetivas | Psicanálise

Resumo

As experiências da criança junto à família, incluindo o modo como os pais exercem a parentalidade, são fundamentais para o seu desenvolvimento emocional, conforme definido pelo conceito psicanalítico de séries complementares. Essa constatação originou várias pesquisas sobre estilos e práticas parentais e sua influência sobre a criança. Contudo, a História e a Antropologia mostraram a insuficiência de estudar essas variáveis em si mesmas, desvinculadas do significado que elas apresentam em uma determinada comunidade cultural. Nesse contexto, o presente trabalho objetiva conhecer como mães brasileiras, francesas e magrebinas vivenciam a maternidade, associando suas experiências ao desenvolvimento do Self de suas crianças. Serão estudadas 30 díades mães-filhas, divididas em 3 grupos de 10, um natural do Brasil, outro da França e o terceiro procedente da região do Magreb e que vive na França. A estratégia metodológica será a das narrativas psicológicas, empregando o Teste de Apercepção Temática Infantil (CAT-A) como mediador da comunicação, tanto para as crianças como para as mães. Os dados serão analisados qualitativamente, realizando-se sínteses para cada um dos grupos de mães e de crianças e associando, em cada realidade cultural, a experiência materna e o desenvolvimento do Self das meninas. Ao final será feita uma síntese comparativa das mães e das crianças das três realidades culturais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)