Busca avançada
Ano de início
Entree

Entre preconceitos, conceitos e impressões: o Brasil e sua condição tropical na Revue Des Deux Mondes (1829-1877)

Processo: 10/52608-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2011
Vigência (Término): 30 de junho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Edgar Salvadori de Decca
Beneficiário:Luis Fernando Tosta Barbato
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Clima tropical   Pensamento social

Resumo

O trabalho que se pretende realizar tem por objetivo compreender como o Brasil, marcado por um clima tropical que o distinguia da Europa e da América do Norte era visto dentro pensamento social francês. Para tanto, utilizaremos como fonte principal para o trabalho um periódico francês de grande projeção e circulação, tanto no Brasil quanto em outras partes do mundo no século XIX, a Revue des Deux Mondes, que será trabalhada em seu período que vai entre os anos de 1829 e 1877. Através de tal estudo, buscaremos entender como o Brasil, principalmente em seus aspectos relacionados à sua condição tropical era visto na França, e também dentro do contexto do Novo Mundo, comparado às áreas de clima temperado, como era o caso dos EUA e da Argentina. A partir desse estudo, poderei entender como as visões de trópicos dos franceses dos oitocentos contribuíram para a construção de nossa própria identidade tropical, uma vez que se tratava da França de uma das principais referências culturais para o Brasil do século XIX, período em que pela primeira vez se pensou em uma identidade nacional brasileira. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BARBATO, Luis Fernando Tosta. Entre preconceitos, conceitos e impressões : o Brasil e sua condição tropical na Revue des Deux Mondes (1829-1977). 2015. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.