Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da estabilidade de tensão em duas escalas de tempo por métodos diretos: análise quase estática

Processo: 11/00657-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2011
Vigência (Término): 30 de junho de 2015
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Sistemas Elétricos de Potência
Pesquisador responsável:Luís Fernando Costa Alberto
Beneficiário:Edwin Choque Pillco
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Estabilidade de tensão

Resumo

O tema deste projeto de pesquisa é o estudo do problema de estabilidade de tensão do ponto de vista dinâmico, com atenção especial aos casos de instabilidade originados a partir de grandes perturbações, tais como curtos-circuitos ou perda de grandes blocos de geração e/ou carga. Os modelos utilizados para estes estudos possuem múltiplas escalas de tempo, ou seja, dispositivos de dinâmicas rápidas e lentas coexistem no sistema. Em verdade, os problemas de instabilidade de tensão devido às dinâmicas lentas são muito comuns e justificam o interesse neste tipo de estudo. Para estudar a estabilidade das dinâmicas lentas, os engenheiros usualmente utilizam integração numérica de um modelo simplificado onde as dinâmicas rápidas são substituídas pelas equações de equilíbrio. Este método de análise é conhecido na literatura por método QSS (do inglês Quasi Steady State). Os objetivos deste projeto de pesquisa são dois: O primeiro consiste em estabelecer os fundamentos teóricos do método QSS e estabelecer as condições sob as quais o método QSS fornece resultados confiáveis. O segundo objetivo é explorar os fundamentos do método QSS para estender os métodos diretos de análise de estabilidade, inicialmente desenvolvidos para o problema de análise de estabilidade transitória, para o problema de análise de estabilidade em médio prazo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PILLCO, EDWIN CHOQUE; ALBERTO, LUIS F. C. On the Foundations of Stability Analysis of Power Systems in Time Scales. IEEE TRANSACTIONS ON CIRCUITS AND SYSTEMS I-REGULAR PAPERS, v. 62, n. 5, p. 1230-1239, MAY 2015. Citações Web of Science: 4.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PILLCO, Edwin Choque. Estudo da estabilidade de tensão em duas escalas de tempo por métodos diretos: análise quase estática. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.