Busca avançada
Ano de início
Entree

O lugar certo para estar. Arranjos familiares, redistribuição espacial da população e ambiente em uma região da Amazônia paraense.

Processo: 11/06034-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2011
Vigência (Término): 31 de maio de 2014
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Demografia
Pesquisador responsável:Roberto Luiz Do Carmo
Beneficiário:Thais Tartalha Do Nascimento Lombardi
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Uso do solo   Dinâmica de populações   Amazônia

Resumo

Este projeto se propõe a compreender como se dá a relação entre população e ambiente em Altamira e Brasil Novo (PA) na Amazônia brasileira. Em especial procura-se entender como aspectos da dinâmica populacional, como a mobilidade e os arranjos familiares, impactam o ambiente. Para tal é proposto tomar como fios condutores por um lado a compreensão dos arranjos familiares e mobilidade, e por outro as mudanças nos usos e coberturas da terra nas áreas urbanas e rurais destes municípios e suas implicações em termos das análises que são elaboradas sobre a realidade local. A escolha por tais elementos como fios condutores se baseia nas discussões recentes sobre a dinâmica da população na Amazônia e estudos sobre população e ambiente que vem apontando a importância de se pensar sobre onde, como e porque, as pessoas vivem onde vivem, e como seu modo de vida interage com os aspectos ambientais. Isto porque o entendimento de tal interação é vital para que políticas e ações sejam desenvolvidas atendendo as necessidades das populações mantendo o equilíbrio do ambiente. Os dados a serem trabalhados serão obtidos a partir dos Censos e dados da pesquisa "Deforestation and the structure of households". Como forma de análise se propõe uma combinação de métodos quantitativos e qualitativos. Utilizando-se de dados de questionários para compor trajetórias individuais e a partir delas reconstruir a dinâmica local, ao mesmo tempo em que se procura refletir sobre as repercussões das mudanças nos usos e ocupações das áreas urbanas e rurais, observando-se seus impactos na coleta de dados e nos resultados das análises sobre distribuição espacial da população.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LOMBARDI, Thais Tartalha Do Nascimento. As fronteiras Amazônicas : dinâmicas populacionais pensadas a partir do estudo de estratégias de sobrevivência familiares em três áreas urbanas da Amazônia brasileira. 2014. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.