Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do uso de alcool,tabaco e medicamentos psicotrópicos por idosos e seu impacto na mortalidade e no controle do tratamento daqueles portadores de doenças crônicas

Processo: 11/50634-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 25 de maio de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Pesquisador responsável:Dirce Maria Trevisan Zanetta
Beneficiário:Gabriela Arantes Wagner
Instituição-sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Saúde do idoso   Transtornos relacionados ao uso de substâncias   Mortalidade

Resumo

As modificações ocorridas no padrão demográfico dos brasileiros imprimem importantes mudanças no perfil epidemiológico da população, com alterações relevantes nos indicadores de morbimortalidade, e constituem um importante objeto de estudo para elaboração de políticas públicas eficazes para este grupo. Nessa temática, a associação e relação do uso de álcool, tabaco e medicamentos psicotrópicos em idosos brasileiros portadores de doenças crônicas foi pouco estudada em uma população nacional com acompanhamento longitudinal. Objetivos: Avaliar os hábitos no uso de álcool, tabaco e medicamentos psicotrópicos e seu impacto no controle do tratamento e na mortalidade de idosos portadores de doenças crônicas acompanhados durante dez anos pela pesquisa SABE (Saúde, bem-estar e envelhecimento). Métodos e forma de análise: Serão utilizados os dados coletados da pesquisa SABE em coorte de idosos, com seguimento de 10 anos. Serão estimadas as prevalências de doenças crônicas nos anos 2000, 2006 e 2011 e as freqüências do uso de álcool, tabaco e medicamentos psicotrópicos. A mudança de hábitos com o tempo e a associação do uso dessas substâncias com a incidência, controle no tratamento de doenças crônicas e mortalidade serão avaliadas por análises de dados longitudinais. Considerações finais: como resultado, espera-se identificar fatores que podem representar vulnerabilidade ao tratamento de agravos e mortalidade destes idosos e auxiliar no desenvolvimento de estratégias de intervenções, prevenção e norteamento de políticas de Saúde Pública para essa faixa da população brasileira. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
WAGNER, GABRIELA ARANTES; MONTEIRO DA ROCHA, FRANCISCO MARCELO; LEBRAO, MARIA LUCIA; DE OLIVEIRA DUARTE, YEDA APARECIDA; TREVISAN ZANETTAA, DIRCE MARIA. Trends in tobacco consumption in three different birth cohorts of elderly of Sao Paulo, Brazil. DRUG AND ALCOHOL DEPENDENCE, v. 147, p. 53-59, FEB 1 2015. Citações Web of Science: 0.
WAGNER, GABRIELA ARANTES; LEBRAO, MARIA LUCIA; DE OLIVEIRA DUARTE, YEDA APARECIDA; TREVISAN ZANETTA, DIRCE MARIA. Alcohol Use among Older Adults: SABE Cohort Study, Sao Paulo, Brazil. PLoS One, v. 9, n. 1 JAN 8 2014. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.