Busca avançada
Ano de início
Entree

Projeto e desenvolvimento de um reator enzimático para a produção de etanol a partir de bagaço de cana-de-açúcar

Processo: 10/20681-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Operações Industriais e Equipamentos para Engenharia Química
Pesquisador responsável:Igor Polikarpov
Beneficiário:Patrícia Aparecida Santiago
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/56255-9 - Structure and function of enzymes and auxiliary proteins from Trichoderma, active in cell-wall hydrolysis, AP.BIOEN.TEM
Assunto(s):Etanol   Bagaço de cana-de-açúcar

Resumo

O etanol tem sido destaque no cenário mundial, devido principalmente a sua importância tecnológica, ganhando posição estratégica na economia. Esse valor estratégico é devido à proposta promissora como combustível alternativo ao petróleo, matéria-prima de fonte esgotável, não renovável e que emite poluentes provocando danos ambientais. O Brasil se posiciona como maior exportador e segundo maior produtor de etanol do mundo, atrás dos EUA que lideram a produção a partir do milho. Esse potencial pode ser melhor explorado com a tecnologia da utilização da biomassa para a produção de etanol de segunda geração. Contudo, o custo dessa produção é relativamente alto baseado em tecnologias atuais, e os principais desafios estão relacionados à baixa produtividade e ao alto custo do processo de hidrólise. A etapa de hidrólise enzimática é considerada um processo complexo devido ao alto custo das enzimas, à baixa velocidade de reação, e a falta de um sistema ideal de reator enzimático que está sujeito a interferência de fatores como estrutura e composição da celulose, processo dinâmico de adsorção e dessorção da celulase na interface sólido/líquido (celulose/água) e forte inibição por produto decorrente da formação de celobiose e glicose. Em vista disso, o presente projeto de pós-doutorado, a ser desenvolvido no Laboratório de Cristalografia, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), visa desenvolver um reator enzimático do tipo pneumático para a produção de etanol a partir de bagaço de cana-de-açúcar com o intuito de otimizar a quantidade total de substrato convertido por unidade de atividade enzimática (Kg produto/Kg enzima). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CRUZ, GLAUBER; SANTIAGO, PATRICIA A.; BRAZ, CARLOS E. M.; SELEGHIM, JR., PAULO; CRNKOVIC, PAULA MANOEL. Investigation into the physical-chemical properties of chemically pretreated sugarcane bagasse. JOURNAL OF THERMAL ANALYSIS AND CALORIMETRY, v. 132, n. 2, p. 1039-1053, MAY 2018. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.

Patente(s) depositada(s) como resultado deste projeto de pesquisa

SISTEMA DE INJEÇÃO DE GASES PARA RETORES DE AGITAÇÃO PNEUMÁTICA BR1020140186379 - Universidade de São Paulo (USP) . Igor Polikarpov; Patrícia Aparecida Santiago Monteiro; Paulo Seleghim Júnior - 29 de julho de 2014

 
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.