Busca avançada
Ano de início
Entree

Alternativa tecnológica para o tratamento de lixiviados de aterro sanitário

Processo: 10/11218-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2011
Vigência (Término): 30 de junho de 2015
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Tratamentos de Águas de Abastecimento e Residuárias
Pesquisador responsável:Eugenio Foresti
Beneficiário:Tiago Henrique Martins
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/15984-0 - Produção de bioenergia no tratamento de águas residuárias e adequação ambiental dos efluentes e resíduos gerados, AP.TEM
Assunto(s):Nitrogênio   Adsorção (tratamento de água)

Resumo

Pretende-se avaliar o efeito da remoção prévia de nitrogênio amoniacal sobre o tratamento biológico de lixiviado de aterro sanitário, bem como o efeito da adição de nitrato (obtido da oxidação do nitrogênio amoniacal previamente adsorvido em zeólita) na remoção de compostos recalcitrantes do lixiviado em processo de tratamento realizado sob condições anóxicas. A remoção prévia de nitrogênio amoniacal será feita por adsorção em zeólita. A zeólita será regenerada por meio de nitrificação biológica, a qual deverá remover N-amoniacal e produzir nitrato para os processos posteriores de remoção de matéria orgânica e nitrogênio. O lixiviado coletado do aterro sanitário de São Carlos-SP, depois de caracterizado, alimentará reatores para remoção de N-amoniacal e de matéria orgânica. Serão utilizados reatores em batelada e reator de escoamento ascendente, todos contendo zeólita. Em batelada, os ensaios serão em triplicata e conduzidos a 150rpm e 25ºC. Será avaliado o efeito da diluição do lixiviado na remoção do amônio por isotermas de adsorção. Em coluna, será testada a capacidade de carga nitrogenada por curva de saturação. A regeneração da zeólita por nitrificação biológica será testada em batelada com a zeólita contendo amônio adsorvido e na própria coluna de troca iônica. Em todos os ensaios de regeneração, será utilizado lodo ativado como fonte de microrganismos nitrificantes. O lixiviado pré-tratado (após remoção do amônio) será submetido a tratamento em reator operado em bateladas sequenciais para remoção de matéria orgânica. Em outro ensaio, o lixiviado bruto será misturado com o efluente nitrificado resultante da regeneração da coluna de zeólita, com o objetivo de se avaliar a possibilidade de remoção de matéria orgânica refratária por biomassa desnitrificante. Ao final, será realizada clonagem, sequenciamento e análise filogenética das comunidades microbianas presentes nos reatores por análise de fragmento do gene rRNA 16S. Este projeto está vinculado ao projeto temático Produção de Bioenergia no Tratamento de Águas Residuárias e Adequação Ambiental dos Efluentes e Resíduos Gerados (processo 2009/15984-0). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DEL RIO, ANGELES VAL; DA SILVA, TULIO; MARTINS, TIAGO HENRIQUE; FORESTI, EUGENIO; CAMPOS, JOSE LUIS; MENDEZ, RAMON; MOSQUERA-CORRAL, ANUSKA. Partial Nitritation-Anammox Granules: Short-Term Inhibitory Effects of Seven Metals on Anammox Activity. WATER AIR AND SOIL POLLUTION, v. 228, n. 11 NOV 10 2017. Citações Web of Science: 2.
MARTINS, TIAGO HENRIQUE; SOUZA, THEO S. O.; FORESTI, EUGENIO. Ammonium removal from landfill leachate by Clinoptilolite adsorption followed by bioregeneration. JOURNAL OF ENVIRONMENTAL CHEMICAL ENGINEERING, v. 5, n. 1, p. 63-68, FEB 2017. Citações Web of Science: 14.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.