Busca avançada
Ano de início
Entree

Cromodinâmica quântica em colisões de altas energias

Processo: 11/50597-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 17 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física das Partículas Elementares e Campos
Pesquisador responsável:Fernando Silveira Navarra
Beneficiário:Emmanuel Gräve de Oliveira
Instituição-sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/50180-0 - Estudo de interações hadrônicas a altas energias, AP.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):12/05469-4 - Estudos fenomenológicos oportunos relevantes para o LHC, BE.EP.PD
Assunto(s):Colisões de íons pesados relativísticos   Cromodinâmica quântica   Física de hádrons   Fenomenologia (física de partículas)   Grande Colisor de Hádrons

Resumo

O projeto tem por objetivo estudar as interações hádron-hádron, hádron-núcleo e núcleo-núcleo a altíssimas energias (Ge V Te V), com o intuito de esclarecer: a) a natureza e propriedades da matéria nuclear, suas formas de excitação e seu novo estado em condições de alta densidade e temperatura, o plasma de quarks e glúons; e b) o confinamento dos quarks e glúons em hádrons, as interações destas partículas, e as propriedades do vácuo da QCD. Este estudo se defronta com o problema da descrição de sistemas de muitos corpos fortemente interagentes controlados por uma dinâmica relativística, para a qual uma teoria fundamental e aplicável ainda não está disponível. Dentro deste contexto, é crucial a elaboração de modelos fenomenológicos como um passo intermediário nesta direção. Ao mesmo tempo, um entendimento de certas propriedades da matéria hadrônica tais como confinamento dos quarks e a quebra dinâmica da simetria quiral, a partir dos primeiros princípios da QCD, é fundamental para se fazer progresso nesta área. Especificamente, problemas tratados no projeto são: a) simulações de QCD na rede; b) teorias de campos efetivos; c) modelos para colisões elásticas, inelásticas e difrativas hadrônicas; d) modelos de hádrons (Skyrmions e sacolas); e) produção e supressão de estranheza e charme na matéria hadrônica; f) fenômenos de transporte, hidrodinâmica relativística e transições de fase em QCD. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE OLIVEIRA, E. G.; MARTIN, A. D.; RYSKIN, M. G. The treatment of the infrared region in perturbative QCD. Journal of High Energy Physics, n. 2 FEB 2013. Citações Web of Science: 2.
DUCATI, M. B. GAY; DE OLIVEIRA, E. G.; DE SANTANA AMARAL, J. T. Running coupling and pomeron loop effects on inclusive and diffractive DIS cross sections. EUROPEAN PHYSICAL JOURNAL C, v. 72, n. 11 NOV 2012. Citações Web of Science: 1.
DE OLIVEIRA, E. G.; MARTIN, A. D.; RYSKIN, M. G. Drell-Yan as a probe of small x partons at the LHC. EUROPEAN PHYSICAL JOURNAL C, v. 72, n. 7 JUL 2012. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.