Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação de proteínas relacionadas ao processo de biolixiviação de minas de cobre

Processo: 11/10385-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Convênio/Acordo: Vale-FAPEMIG-FAPESPA
Pesquisador responsável:Anita Jocelyne Marsaioli
Beneficiário:Maria Lair Sabóia de Oliveira Lima
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Empresa:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Química (IQ)
Vinculado ao auxílio:10/51278-0 - Potencial enzimático de minas de ferro, cobre e ouro, AP.PITE
Assunto(s):Biocatálise   Espectrometria de massas

Resumo

A biolixiviação é um processo catalisado por microrganismos que visa à separação de substâncias solúveis originadas de uma matriz insolúvel a partir da dissolução da primeira em água. Apesar de ser um processo muito conhecido para a extração de metais em atividades mineralógicas, este procedimento é muito pouco explorado atualmente. Todo este processo é coordenado por enzimas produzidas por esta microbiota. Portanto, a elucidação das enzimas envolvidas é primordial para o conhecimento deste procedimento, sendo que as técnicas de purificação protéica e proteômica auxiliam na resolução deste problema. A saber, estudos de proteômica permitem saber quais proteínas são produzidas por um determinado organismo em determinada situação. A interface entre eletroforese bidimensional de proteínas e espectrometria de massa torna esta técnica poderosa para a identificação, para a comparação e para a quantificação de proteínas produzidas sob diferentes condições. Neste trabalho, pretende-se identificar as proteínas produzidas a partir de microrganismos isolados de minas de cobre através de espectrometria de massas. Primariamente, o extrato protéico obtido destes microrganismos em diferentes condições (temperatura, presença e ausência de metais) será analisado em gel bidimensional (gel 2D) e comparados entre si. A partir dos spots (banda de proteínas) mais interessantes, serão identificadas as respectivas proteínas para que posteriormente haja uma análise para compreender o papel das mesmas no processo de biolixiviação. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LIMA, MARIA L.S.O; GONCALVES, CAROLINE C. S.; BARREIRO, JULIANA C.; CASS, QUEZIA B.; MARSAIOLI, ANITA J. High Throughput Enzymatic Enantiomeric Excess: Quick-ee. Journal of the Brazilian Chemical Society, v. 26, n. 2, p. 319-324, FEB 2015. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.