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O estudo da literatura portuguesa contemporânea por meio de periódicos:Colóquio-Letras -seção "Recensão Crítica" (1980/n. 53 - 1989/n.112).

Processo: 11/07417-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2011
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Outras Literaturas Vernáculas
Pesquisador responsável:Rosane Gazolla Alves Feitosa
Beneficiário:Amanda Mendes
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Crítica literária   História da literatura   Periódicos

Resumo

Resumo: Propomos o estudo da literatura portuguesa contemporânea por meio das resenhas publicadas na revista portuguesa Colóquio Letras seção "Recensão Crítica" (1980/n. 53 - 1989/n. 112). O estudante brasileiro universitário de Letras, dificilmente tem a oportunidade de estudar a Literatura Portuguesa Contemporânea, das décadas de 1970 até hoje, durante o curso de Graduação. Por meio da seção "Recensão Crítica" de uma revista literária de grande prestígio e credibilidade, Colóquio Letras, é possível deixar os estudantes da disciplina Literatura Portuguesa em sintonia com os novos autores e textos literários portugueses. A pesquisa resultará na elaboração de uma monografia contemplando os itens: a) comentário acerca da Literatura Portuguesa da segunda metade do século XX, a partir de livros da história da literatura portuguesa; b) contextualização sócio-histórica sobre a revista Colóquio Letras; c) considerações sobre o gênero resenha; d) anexos : a) fichas catalográficas com informações sobre: resumo da obra resenhada; nomes de autores e obras mencionados; vida e obra do autor resenhado; breves comentários para os principais pontos da resenha; palavras-chave; informações sobre o resenhador; seções da revista; nomes referenciados; b) textos integrais das resenhas; c) sumários das revistas n.53-112; d) tabelas diversas. Com a conclusão/resultado da pesquisa, espera-se contribuir para: estudo da literatura portuguesa contemporânea (segunda metade do século XX); a história da imprensa periódica portuguesa; desenvolvimento/aguçamento da sensibilidade crítica do aluno; reflexão sobre a prática do gênero acadêmico resenha; desenvolvimento da habilidade de leitura e produção de textos; eventual material de apoio didático para alunos e professores de Literatura Portuguesa; possibilidade de continuação de pesquisa em nível de pós-graduaçãoResumo: Propomos o estudo da literatura portuguesa contemporânea por meio das resenhas publicadas na revista portuguesa Colóquio Letras seção "Recensão Crítica" (1980/n. 53 - 1989/n. 112). O estudante brasileiro universitário de Letras, dificilmente tem a oportunidade de estudar a Literatura Portuguesa Contemporânea, das décadas de 1970 até hoje, durante o curso de Graduação. Por meio da seção "Recensão Crítica" de uma revista literária de grande prestígio e credibilidade, Colóquio Letras, é possível deixar os estudantes da disciplina Literatura Portuguesa em sintonia com os novos autores e textos literários portugueses. A pesquisa resultará na elaboração de uma monografia contemplando os itens: a) comentário acerca da Literatura Portuguesa da segunda metade do século XX, a partir de livros da história da literatura portuguesa; b) contextualização sócio-histórica sobre a revista Colóquio Letras; c) considerações sobre o gênero resenha; d) anexos : a) fichas catalográficas com informações sobre: resumo da obra resenhada; nomes de autores e obras mencionados; vida e obra do autor resenhado; breves comentários para os principais pontos da resenha; palavras-chave; informações sobre o resenhador; seções da revista; nomes referenciados; b) textos integrais das resenhas; c) sumários das revistas n.53-112; d) tabelas diversas. Com a conclusão/resultado da pesquisa, espera-se contribuir para: estudo da literatura portuguesa contemporânea (segunda metade do século XX); a história da imprensa periódica portuguesa; desenvolvimento/aguçamento da sensibilidade crítica do aluno; reflexão sobre a prática do gênero acadêmico resenha; desenvolvimento da habilidade de leitura e produção de textos; eventual material de apoio didático para alunos e professores de Literatura Portuguesa; possibilidade de continuação de pesquisa em nível de pós-graduação

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