Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos anatômicos e fisiológicos de frutos de caquizeiro (Diospyros kaki l.) quanto ao acúmulo de taninos e aos processos de destanização

Processo: 10/16392-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2011
Vigência (Término): 31 de março de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Fisiologia Vegetal
Pesquisador responsável:Beatriz Appezzato da Glória
Beneficiário:Magda Andréia Tessmer
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):12/05059-0 - Adstringência em caquis (Diospyros kaki l.): acúmulo de taninos durante a maturação e eliminação com tratamentos pós-colheita, BE.EP.DR
Assunto(s):Taninos   Anatomia   Caqui

Resumo

Nos frutos de caqui com sementes, ocorre a remoção de adstringência de forma natural, através da produção de acetaldeído pelas próprias sementes. O caqui Fuyu é um exemplo dessa condição, porém o caqui Giombo não possui sementes e necessita de um processo artificial para a remoção da adstringência. Dentro deste contexto, o objetivo do estudo será analisar o desenvolvimento dos frutos de caquis Giombo e Fuyu até a maturação dos mesmos. A meta é esclarecer quando inicia o acúmulo de taninos nas células, se há diferenças entre as células taniníferas desses frutos e como são as células taniníferas nessas duas cultivares ao final do desenvolvimento e maturação. Também serão analisadas as alterações anatômicas de frutos de caquis Giombo após tratamentos de destanização com etanol e posterior aplicação de 1-MCP (1-Metilciclopropeno) a fim de esclarecer as alterações estruturais relacionadas com a remoção da adstringência. Tanto para a análise do desenvolvimento quanto para a avaliação pós-colheita, os frutos serão obtidos em pomar comercial, provenientes de Mogi das Cruzes. Na safra 2010/2011, quando os frutos atingirem a maturidade comercial, caquis Giombo serão colhidos no mês de maio e tratados com etanol em diferentes tempos de exposição para estudo anatômico durante o processo de insolubilização dos taninos. No segundo experimento, os frutos serão tratados com etanol por 12 horas, e parte com aplicação de 1-MCP. Após os tratamentos, os frutos serão armazenados sob refrigeração a 5ÚC e 90% UR por 30, 60 e 90 dias. Após cada período de refrigeração os frutos serão mantidos em temperatura ambiente (20-25oC) durante sete dias para posterior avaliação. Após a colheita e ao final de cada período de armazenamento, serão coletadas amostras para as análises estruturais e físico-químicas (firmeza de polpa, taninos solúveis e totais, pectinas solúveis e totais, quantificação de etanol e acetaldeído).

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TESSMER, MAGDA ANDREIA; APPEZZATO-DA-GLORIA, BEATRIZ; KLUGE, RICARDO ALFREDO. Evaluation of storage temperatures to astringency `Giombo' persimmon: Storage at 1 degrees C combined with 1-MCP is recommended to alleviate chilling injury. Scientia Horticulturae, v. 257, NOV 17 2019. Citações Web of Science: 0.
TESSMER, MAGDA ANDREIA; KLUGE, RICARDO ALFREDO; APPEZZATO-DA-GLORIA, BEATRIZ. The accumulation of tannins during the development of `Giombo' and `Fuyu' persimmon fruits. Scientia Horticulturae, v. 172, p. 292-299, JUN 9 2014. Citações Web of Science: 9.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TESSMER, Magda Andréia. Estudos anatômicos e fisiológicos de frutos de caquizeiro (Diospyros kaki L.) quanto ao acúmulo de taninos e aos processos de destanização. 2014. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.