Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização da ação anti-inflamatória dos componentes do óleo de Melaleuca (Terpinen-4-ol e alfa-terpineol) em macrófagos humanos ativados por lipopolissacarídeos de Porphyromonas Gingivalis

Processo: 10/18968-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de março de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Periodontia
Pesquisador responsável:Denise Madalena Palomari Spolidorio
Beneficiário:Marianne Nicole Marques Nogueira
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Interleucina-10   Óleo de melaleuca   Monócitos   Porphyromonas gingivalis

Resumo

A doença periodontal é essencialmente uma doença inflamatória onde o sistema de defesa do hospedeiro lança mão de mediadores químicos no controle do processo inflamatório produzindo alterações circulatórias com a saída de células de defesa, além de atuar diretamente sobre as bactérias periodontopatogênicas. Todavia, a resposta do hospedeiro pode variar de indivíduo para indivíduo, podendo ativar a destruição do periodonto de proteção e sustentação de um ou mais elementos dentários. A remoção mecânica como forma de controle do biofilme dentário encontra-se bem estabelecida como atividade preventiva, e o uso de controle químico apresentam-se como auxiliar neste processo. Todavia, a modulação do hospedeiro que atenua a resposta exacerbada por meio do controle da produção de citocinas, tem ganhado força atualmente. Neste contexto, extratos naturais têm demonstrado efeitos terapêuticos tanto em estudos in vitro quanto in vivo. O óleo essencial de Melaleuca alternifolia foi empregado como agente antimicrobiano ou preventivo em escala farmacêutica ou cosmética e sua indicação vai desde o uso em feridas, como creme ginecológico e até mesmo em dentifrícios. Somado a isto, sugere-se que a Melaleuca alternifolia apresente características anti-inflamatórias, notadamente de sua porção solúvel, inibindo resposta aos lipopolissacarídeos na produção de interleucina-1B, o fator-± de necrose tumoral, interleucina-10. Dessa maneira, o objetivo do presente trabalho será estudar os mecanismos moleculares envolvidos na atividade anti-inflamatória do óleo de Melaleuca alternifolia, para tanto serão realizados experimentos que avaliem e quantifiquem a expressão de alguns genes envolvidos nesse processo assim como a produção de algumas citocinas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NOGUEIRA, M. N. M.; AQUINO, S. G.; ROSSA JUNIOR, C.; SPOLIDORIO, D. M. P. Terpinen-4-ol and alpha-terpineol (tea tree oil components) inhibit the production of IL-1 beta, IL-6 and IL-10 on human macrophages. Inflammation Research, v. 63, n. 9, p. 769-778, SEP 2014. Citações Web of Science: 33.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.