Busca avançada
Ano de início
Entree

Melatonina, a expressão circadiana dos clock genes em tecido adiposo de ratos machos adultos e o controle da atividade lipolítica.

Processo: 10/20719-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2011
Vigência (Término): 31 de agosto de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Fabio Bessa Lima
Beneficiário:Talita da Silva Mendes de Farias Carvalho
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Melatonina   Lipólise   Pinealectomia   Microdiálise   Tecido adiposo branco

Resumo

A melatonina, hormônio produzido pela glândula pineal, tem sua secreção controlada de forma rítmica circadiana na qual sua síntese ocorre predominantemente à noite enquanto o estímulo luminoso inibe tal produção. Este hormônio é conhecido por suas ações ubíquas afetando praticamente todas as células do organismo. Dessa forma, através da secreção de melatonina, a pineal está envolvida na modulação de funções fundamentais para a sobrevivência dos organismos, conferindo ritmos a uma série delas.Além disso, estudos têm mostrado uma grande interferência da melatonina no controle da distribuição e depósitos de tecido adiposo de forma direta ou mediante sua ação sobre centros neurais envolvidos com a regulação do metabolismo. Ainda, chama a atenção a sua atuação sobre a regulação dos clock genes em adipócitos isolados, sugerindo que a mensagem circadiana gerada intracelularmente por estes "genes do relógio biológico" possa depender da presença rítmica intermitente da melatonina.Assim, admitindo-se que a sincronização circadiana dos clock genes esteja envolvida na regulação do metabolismo energético e que tal sincronização esteja sob influência da melatonina, o presente estudo tem o objetivo de analisar in vivo o processo lipolítico, através de um estudo de microdiálise em animais controles e pinealectomizados para verificar se a falta de melatonina afeta a ritmicidade circadiana do tecido adiposo branco e se este fenômeno resulta de interferência sobre a expressão de genes do relógio biológico e de genes diretamente envolvidos no processo lipolítico.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MENDES DE FARIAS, TALITA DA SILVA; DE OLIVEIRA, ARICLECIO CUNHA; ANDREOTTI, SANDRA; DO AMARAL, FERNANDA GASPAR; CHIMIN, PATRICIA; ALVES DE PROENCA, ANDRE RICARDO; LEONARDO TORRES LEAL, FRANCISCO; LAURATO SERTIE, ROGERIO ANTONIO; CAMPANA, AMANDA BARON; LOPES, ANDRESSA BOLSONI; DE SOUZA, ARNALDO HENRIQUE; CIPOLLA-NETO, JOSE; LIMA, FABIO BESSA. Pinealectomy interferes with the circadian clock genes expression in white adipose tissue. Journal of Pineal Research, v. 58, n. 3, p. 251-261, APR 2015. Citações Web of Science: 26.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARVALHO, Talita da Silva Mendes de Farias. Os efeitos da pinealectomia sobre a expressão de clock genes e lipogênese no tecido adiposo branco epididimal de ratos adultos Wistar.. 2014. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.