Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência do ultrassom de baixa frequência (LFU) associado a diferentes meios de acoplamento na permeabilidade da pele e no tratamento tópico do câncer de pele

Processo: 10/20794-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2011
Vigência (Término): 10 de agosto de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Farmacotecnia
Pesquisador responsável:Renata Fonseca Vianna Lopez
Beneficiário:Tatiana Aparecida Pereira
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Cavitação   Nanopartículas lipídicas sólidas   Neoplasias cutâneas

Resumo

A aplicação do ultrassom de baixa freqüência (LFS) para aumentar a penetração de fármacos na pele ou através dela é explorada há apenas 16 anos. Muitos estudos ainda são necessários para se entender e, consequentemente, adequar, a aplicação do LFS na permeação cutânea de macromoléculas e de sistemas de liberação de fármacos. Foi demonstrado recentemente que a aplicação do LFS leva a formação de regiões distintas na pele, altamente permeáveis e desorganizados, conhecidas como "regiões de transportes localizadas" (LTRs). Existem evidências de que o aumento do transporte de moléculas pelo LFS ocorra devido à formação dessas regiões, que aparecem na pele, no entanto, de forma bastante heterogênea. Como a formação das LTRs está correlacionada com o processo de cavitação causado pelo LFS, estima-se que midificações no meio de acoplamento, as quais modifiquem os parâmetros cavitacionais, sejam capaz de levar a formação de LTRs mais homogeneamente distribuídas na pele. O maior controle na formação de LTRs, bem como possíveis modificações nas características desses caminhos criados na pele, pode ser vantajoso para o tratamento tópico de patologias cutâneas, como o câncer de pele. O pré-tratamento da pele com o LFS, seguido da aplicação de nanopartículas lipídicas sólidas (NLS) carreadoras de um antineoplásico, a doxorrubicina (DOX), deve aumentar a penetração cutânea das NLS até camadas mais profundas da pele, permitindo que o fármaco carreado seja liberado em altas concentrações nessas camadas da pele onde os tumores cutâneos se encontram. Sendo assim, o presente projeto apresenta dois principais objetivos: avaliar a influência de modificações na composição do meio de acoplamento na formação das LTRs após aplicação do LFS na pele, além de avaliar a influência do LFS na penetração cutânea de NLS contendo DOX e seu potencial uso no tratamento tópico do câncer de pele.É importante ressaltar que este projeto dará início a uma nova linha de pesquisa relacionada ao uso do ultrassom como método físico para melhorar a penetração cutânea de macromoléculas e sistemas de liberação. Essa nova linha será implantada graças ao estágio de pós-doutoramento recentemente finalizado pela coordenadora deste projeto no MIT (EUA), com bolsa FAPESP (Proc. 09/06150-9). O projeto conta com a colaboração dos Profs. Robert Langer e Daniel Blankschtein, ambos do MIT.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEREIRA, TATIANA APARECIDA; RAMOS, DANIELLE NISHIDA; LOPEZ, RENATA F. V. Hydrogel increases localized transport regions and skin permeability during low frequency ultrasound treatment. SCIENTIFIC REPORTS, v. 7, MAR 13 2017. Citações Web of Science: 8.
HUBER, LUCAS A.; PEREIRA, TATIANA A.; RAMOS, DANIELLE N.; REZENDE, LUCAS C. D.; EMERY, FLAVIO S.; SOBRAL, LAYS MARTIN; LEOPOLDINO, ANDREIA MACHADO; LOPEZ, RENATA F. V. Topical Skin Cancer Therapy Using Doxorubicin-Loaded Cationic Lipid Nanoparticles and Iontophoresis. JOURNAL OF BIOMEDICAL NANOTECHNOLOGY, v. 11, n. 11, p. 1975-1988, NOV 2015. Citações Web of Science: 24.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PEREIRA, Tatiana Aparecida. Influência do ultrassom de baixa frequência associado à hidrogéis na permeabilidade da pele e no tratamento tópico do câncer de pele. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.