Bolsa 11/01507-6 - Imuno-histoquímica, Estresse crônico - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos do estresse crônico variado no músculo masseter em hipofunção mastigatória

Processo: 11/01507-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2011
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Histologia
Pesquisador responsável:Pedro Duarte Novaes
Beneficiário:Yamba Carla Lara Pereira
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Imuno-histoquímica   Estresse crônico   Eros
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Eros | estresse crônico | Imunoistoquímica | maloclussão | Masseter | Met | Histologia

Resumo

O paciente que sofreu perdas dentais revela um colapso oclusal que influencia as funções estomatognáticas. Apesar de o estresse estar envolvido na patogênese de doenças crônicas e ativar a dor muscular mastigatória em pacientes, ainda é pouco compreendido o mecanismo pelo qual o músculo se adapta aos estresses psicológicos e fisiológicos. O objetivo deste trabalho será investigar o efeito do estresse crônico em músculo masseter de animais submetidos ou não à exodontia unilateral, por meio de análises morfológicas, imunoistoquímicas, histoquímicas, ultraestruturais e avaliação das atividades gelatinolíticas totais e da mieloperoxidade. Serão utilizados 20 ratos machos Wistar, adultos jovens, pesando em média 200g, divididos aleatoriamente em dois grandes grupos: Grupos Maloclusão (GM): animais expostos a exodontia unilateral e protocolos de estresse (n=10); e Grupo Sem Maloclusão (GSM): animais sem exodontia e expostos aos protocolos de estresse (n=10). Em cada grupo haverá os seguintes subgrupos, com n=5 em cada: I - estresse crônico variado e II: sem estresse. Os animais do grupo maloclusão (GM) serão submetidos à exodontia unilateral dos molares superiores esquerdo, sob anestesia intraperitonial com Xilazina (10mg/kg) e Quetamina (70mg/kg). Em ambos os grupos: GM e GSM, os animais dos subgrupos serão submetidos aos protocolos de estresse a partir do 14º dia após a exodontia e eutanasiados no 25o dia. A análise dos resultados possibilitará avaliar se os vários tipos de estresses influenciarão na morfologia das fibras, na densidade dos capilares, na capacidade contrátil das fibras, no metabolismo oxidativo e no processo inflamatório do músculo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PEREIRA, Yamba Carla Lara. Efeito do estresse crônico variado e da alteração oclusal sobre músculo masseter. 2014. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Odontologia de Piracicaba Piracicaba, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.