Busca avançada
Ano de início
Entree

Desempenhos técnicos e econômicos de sistemas de produção na integração lavoura-pecuária visando a sustentabilidade do sistema plantio direto no cerrado

Processo: 11/01057-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Marcelo Andreotti
Beneficiário:Nídia Raquel Costa
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Zea mays   Capim braquiarão   Sistemas de produção   Panicum maximum   Silagem

Resumo

Como alternativa para aumento da produtividade das pastagens, surgiu o sistema de Integração Lavoura-Pecuária (ILP), que se fundamenta na produção consorciada de culturas de grãos, especialmente o milho e o sorgo, com forrageiras tropicais, principalmente as dos gêneros Panicum e Brachiaria, tanto no Sistema Plantio Direto (SPD) como no convencional. A utilização da consorciação/sucessão de culturas é um dos meios para se elevar a produtividade dos sistemas de produção, devido aos efeitos benéficos que tal prática proporciona sobre as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo. Assim, o trabalho objetivará em um LATOSSOLO VERMELHO distroférrico, sob condições irrigadas (pivô central) no Cerrado, avaliar: 1) o desempenho produtivo e a qualidade da silagem produzida em sistemas de produção de milho e sorgo consorciados ou não com Brachiaria brizantha cv. MG-5 e Panicum maximum cv. Tanzânia (entre 11/2011 a 04/2012); 2) avaliar a cada corte do outono à primavera, a produtividade de forragem e o seu valor nutritivo por efeito da aplicação ou não de adubação nitrogenada (70 kg/ha de N - uréia) após a colheita da silagem (05 de 2012 a 10/2012); 3) no último corte, verificar além da produtividade de forragem, os teores de macronutrientes e a decomposição da palhada das forrageiras após a dessecação na primavera e efeito sobre a produtividade da soja em sucessão (11/2012 a 04/2013); 4) avaliar durante a condução dos sistemas de produção, as alterações nos atributos químicos e físicos do solo na camada de 0 a 0,20 m, ao final de cada ciclo produtivo; 5) avaliar o desempenho econômico da ILP sob SPD durante o período de estudo, visando constatar a sustentabilidade e lucratividade de cada sistema.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Pesquisa aponta vantagens do plantio consorciado de sorgo e capins tropicais 

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COSTA, NIDIA RAQUEL; ANDREOTTI, MARCELO; COSTA CRUSCIOL, CARLOS ALEXANDRE; DA ROCHA LIMA, CESAR GUSTAVO; DE CASTILHOS, ANDRE MICHEL; DE SOUZA, DANIEL MARTINS; BATISTA BONINI, CAROLINA DOS SANTOS; PARIZ, CRISTIANO MAGALHAES. Yield and nutritive value of the silage of corn intercropped with tropical perennial grasses. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v. 52, n. 1, p. 63-73, JAN 2017. Citações Web of Science: 0.
COSTA, NIDIA RAQUEL; ANDREOTTI, MARCELO; COSTA CRUSCIOL, CARLOS ALEXANDRE; PARIZ, CRISTIANO MAGALHAES; MASCARENHAS LOPES, KENY SAMEJIMA; DE ALMEIDA YOKOBATAKE, KAZUO LEONARDO; FERREIRA, JOAO PAULO; DA ROCHA LIMA, CESAR GUSTAVO; DE SOUZA, DANIEL MARTINS. Effect of Intercropped Tropical Perennial Grasses on the Production of Sorghum-Based Silage. AGRONOMY JOURNAL, v. 108, n. 6, p. 2379-2390, NOV-DEC 2016. Citações Web of Science: 1.
Atributos do Solo e Acúmulo de Carbono na Integração Lavoura-Pecuária em Sistema Plantio Direto. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 39, n. 3, p. -, Jun. 2015.
NÍDIA RAQUEL COSTA; MARCELO ANDREOTTI; ANTÔNIO FERNANDO BERGAMASCHINE; KENY SAMEJIMA MASCARENHAS LOPES; ANA ELIZA DA SILVA LIMA. Custo da produção de silagens em sistemas de integração lavoura-pecuária sob plantio direto. Rev. Ceres, v. 62, n. 1, p. 9-19, Fev. 2015.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
Desempenho técnico e econômico da produção de milho e sorgo para silagem e soja em sucessão em sistema irrigado de integração lavoura-pecuária no cerrado. 2014. 226 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Engenharia (Campus de Ilha Solteira)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.