Busca avançada
Ano de início
Entree

Envolvimento do sistema endocanabinóide na modulação de comportamentos repetitivos: possível participação do fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF)

Processo: 11/02746-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de maio de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Neuropsicofarmacologia
Pesquisador responsável:Francisco Silveira Guimaraes
Beneficiário:Plínio Cabrera Casarotto
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:07/03685-3 - Neurotransmissores típicos e atípicos em transtornos neuropsiquiátricos, AP.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):13/01029-2 - Interações moleculares entre os receptores CB1 e TrkB na modulação de comportamentos repetitivos, BE.EP.PD
Assunto(s):Estereotipia   Fator neurotrófico derivado do encéfalo   Psicofarmacologia

Resumo

O mau funcionamento do principal circuito cerebral (córtico-estriato-tálamo-cortical, CSTC) envolvido na regulação comportamentos repetitivos estaria implicado na gênese de uma série de transtornos psiquiátricos como o transtorno obsessivo compulsivo (TOC). A observação da melhora de pacientes com inibidores seletivos da recaptação de serotonina levou à formulação de que este neurotransmissor estaria envolvido nesta patologia. Entre os mecanismos propostos para o efeito destas drogas está o aumento nos níveis de neurotrofinas como o BDNF (do inglês: brain-derived neurotrophic factor), estas, por sua vez regulariam processos como sobrevivência neuronal e liberação de neurotransmissores. Entretanto a terapia farmacológica para o TOC é efetiva em menos da metade dos pacientes. Neste contexto novas abordagens farmacológicas são necessárias. Considerando que o glutamato é o principal neurotransmissor das aferências córtico-estriatais no CSTC, torna-se um candidato a alvo para novas drogas potencialmente úteis no TOC. Uma das maneiras de modularmos o sistema glutamatérgico é através do sistema endocanabinóide. O presente projeto objetiva verificar se drogas que atuam no sistema endocanabinóide poderiam reduzir comportamentos repetitivos em camundongos utilizando os modelos do marble-burying e consequências comportamentais do tratamento pós-natal com clomipramina. Além disso, verificaremos as possíveis alterações plásticas induzidas pelo tratamento com clomipramina no período pós natal, tais como redução dos níveis de receptores CB1, BDNF e seu receptor (trkB) ou aumento das enzimas de degradação de endocanabinóides (FAAH e MAGL) em estruturas chave como o córtex frontal e o estriado, na idade adulta.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DINIZ, CASSIANO R. A. F.; BIOJONE, CAROLINE; JOCA, SARNIA R. L.; RANTAMAKI, TOMI; CASTREN, EERO; GUIMARAES, FRANCISCO S.; CASAROTTO, PLINIO C. Dual mechanism of TRKB activation by anandamide through CB1 and TRPV1 receptors. PeerJ, v. 7, FEB 21 2019. Citações Web of Science: 0.
CASAROTTO, PLINIO C.; BIOJONE, CAROLINE; MONTEZUMA, KARINA; CUNHA, FERNANDO Q.; JOCA, SAMIA R. L.; CASTREN, EERO; GUIMARAES, FRANCISCO S. Inducible nitric oxide synthase (NOS2) knockout mice as a model of trichotillomania. PeerJ, v. 6, APR 17 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.