Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento floral em espécies de Melastomataceae Juss.

Processo: 11/02701-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2011
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Morfologia Vegetal
Pesquisador responsável:Simone de Pádua Teixeira
Beneficiário:João Paulo Basso Alves
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Anatomia vegetal   Evolução vegetal   Melastomataceae

Resumo

Melastomataceae Juss. possui mais de 4500 espécies, distribuídas principalmente no Neotrópico. Além de sua riqueza de espécies é um grupo com muitas variações na organização floral. As principais variações ocorrem especialmente em relação ao merisma do perianto (de 3 a 10 elementos), à morfologia estaminal (especialmente apêndices do conectivo) e à posição do ovário (de súpero a ínfero). Essa diversidade floral faz com que o grupo, apesar de monofilético, exiba poucas sinapormorfias morfológicas. Assim, o objetivo desse trabalho é estudar o desenvolvimento floral em oito espécies de Melastomataceae, pertencentes a cinco tribos, a fim de elucidar questões relacionadas à diversificação floral no grupo. Atenção especial será dada a: (1) variações em número de elementos do perianto, (2) relação entre o desenvolvimento do hipanto e características do androceu e (3) posição do ovário na flor. Para tal, botões florais em diversos estádios de desenvolvimento serão coletados de pelo menos três indivíduos por espécie, fixados em FAA 50 e preparados para observações de superfície em microscopia eletrônica de varredura e histológicas em microscopia de luz. Os dados morfológicos obtidos serão comparados entre as espécies. Espera-se contribuir para o conhecimento da origem e diversificação floral nesta família, visto que o recente esforço sobre a sistemática do grupo propicia uma excelente oportunidade para estudos morfológicos, especialmente em determinar evolução de caracteres. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BASSO-ALVES, JOAO PAULO; GOLDENBERG, RENATO; TEIXEIRA, SIMONE PADUA. Ontogeny Elucidates the Double Calyx of Leandra melastomoides (Miconieae, Melastomataceae). INTERNATIONAL JOURNAL OF PLANT SCIENCES, v. 178, n. 9, p. 740-752, NOV-DEC 2017. Citações Web of Science: 1.
BASSO-ALVES, JOAO PAULO; GOLDENBERG, RENATO; TEIXEIRA, SIMONE PADUA. The ontogenetic bases for variation in ovary position in Melastomataceae. AMERICAN JOURNAL OF BOTANY, v. 104, n. 8, p. 1142-1156, AUG 2017. Citações Web of Science: 2.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALVES, João Paulo Basso. Morfologia comparada da flor de Melastomataceae Juss. 2016. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.