Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise prospectiva do metaboloma do soro sanguíneo de pacientes submetidos ao transplante de medula óssea no estudo da doença do enxerto contra o hospedeiro (GVHD - graft-versus-host disease)

Processo: 11/06441-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de julho de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Ana Carolina de Mattos Zeri
Beneficiário:Marcos Rodrigo Alborghetti
Instituição-sede: Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/06729-2 - Estudo metabolômico do mecanismo bioquímico da ação do 2-aminoadipato no desenvolvimento da diabetes mellitus tipo 2, BE.EP.PD
Assunto(s):Metaboloma   Hematologia   Transplante de medula óssea

Resumo

A Metabolômica, ou análise quantitativa dos metabólitos produzidos por um organismo em determinadas condições, vem de encontro à filosofia da biologia de sistemas, pois fornece uma visão integrada da bioquímica em organismos complexos, em oposição à tradicional abordagem que investiga a rede de interações entre genes, proteínas e metabólitos em tipos de células individuais. Acompanhando o resultado global de todos os fatores que influenciam determinada doença ou característica, pode-se chegar a conclusões que excluem uma causa única para o resultado. Desta forma, a Metabolômica torna-se essencial para a biologia de sistemas, que prioriza uma abordagem holística às questões em biologia, ao invés de reducionista. Abordagem essa essencial para a definição de uma medicina personalizada, através do estabelecimento de perfis de metabólitos biomarcadores para determinados estados patológicos. A identificação de biomarcadores, que potencialmente podem levar à criação de testes simplificados, é de vital importância para clínicos e pacientes no diagnóstico precoce assim como no prognóstico e monitorização da terapêutica, podendo conduzir ao aumento da sobrevida e taxas de cura. A proposta do presente projeto baseia-se nesta perspectiva, utilizando a análise quantitativa de metabólitos por Ressonância Magnética Nuclear (RMN), e tem como objeto de estudo a doença do enxerto contra o hospedeiro (GVHD - Graft-Versus-Host Disease). A GVHD é uma doença de caráter auto-imune que acomete cerca de 50% dos pacientes com transplante alogênico da medula óssea. É responsável por elevada morbidade e mortalidade devido à severa destruição tecidual. A terapêutica é baseada na imunossupressão do paciente. Através da análise do soro de sangue desses pacientes através de Metabolômica baseada em RMN pretende-se levantar um perfil candidato de biomarcadores com potencial de predizer o desenvolvimento da doença, mesmo antes do transplante, diagnóstico ou monitorização da terapêutica.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALBORGHETTI, MARCOS RODRIGO; PIZZIGATTI CORREA, MARIA ELVIRA; WHANGBO, JENNIFER; SHI, XU; ARICETTI, JULIANA APARECIDA; DA SILVA, ANDREIA APARECIDA; MARTINS MIRANDA, ELIANA CRISTINA; SFORCA, MAURICIO LUIS; CALDANA, CAMILA; GERSZTEN, ROBERT E.; RITZ, JEROME; DE MATTOS ZERI, ANA CAROLINA. Clinical Metabolomics Identifies Blood Serum Branched Chain Amino Acids as Potential Predictive Biomarkers for Chronic Graft vs. Host Disease. FRONTIERS IN ONCOLOGY, v. 9, MAR 18 2019. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.