Busca avançada
Ano de início
Entree

Produção e mortalidade de raízes finas em plantações de Eucalyptus grandis sob solos com diferentes texturas (Itatinga - SP)

Processo: 11/06412-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2011
Vigência (Término): 30 de novembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Marisa de Cassia Piccolo
Beneficiário:George Rodrigues Lambais
Instituição-sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/23919-0 - Simbioses ectomicorrizicas em raízes profundas de eucaliptos: novas perspectivas na compreensão da ecologia de fungos micorrízicos, BE.EP.DR
Assunto(s):Eucalipto   Ciclo do carbono   Ciclagem de nutrientes

Resumo

A alocação de carbono no solo nas plantações comerciais de eucaliptos representa 10 a 30% da produtividade bruta. No entanto, a compreensão dos fatores controlando a dinâmica de raízes em florestas tropicais ainda mostra-se bastante limitado, uma vez que as metodologias apresentam limitações para este bioma. Uma das metodologias que tem sido muito empregado é a técnica de minirhizotrons, prestando grande contribuição para os estudos da dinâmica do carbono (C) e nutrientes associados à produção das raízes finas. No Brasil, O Eucalyptus é o principal gênero florestal plantado, representando 4,5 milhões de hectares. O objetivo deste estudo é avaliar a produção e mortalidade de raízes finas de Eucalyptus grandis sobre solos com diferentes texturas (20 e 40% de argila). Serão instalados 12 minirhizotrons em cada tipo de solo (0-28 cm de profundidade), e a dinâmica das raízes da superfície até 8 metros de profundidade será estudada no solo com 20% de argila. As análises das imagens obtidas pelo scanner, ocorrerão a cada 14 dias durante 2 anos e duas vezes por semana por semana no meio do verão e do inverno de cada ano. As produções de raízes finas serão comparadas com os fluxos de carbono alocados no solo nas mesmas parcelas avaliadas no Projeto EUCFLUX (http://www.ipef.br/eucflux/) que quantifica os fluxos de C entre a floresta e a atmosfera. O entendimento dos fatores controlando tal fluxo, relacionado com as camadas profundas do solo, contribuirá para a melhoria dos modelos ecofisiológicos usados pelas empresas florestais para prever a produção das plantações. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LAMBAIS, GEORGE RODRIGUES; JOURDAN, CHRISTOPHE; PICCOLO, MARISA DE CASSIA; GERMON, AMANDINE; PINHEIRO, RAFAEL COSTA; NOUVELLON, YANN; STAPE, JOSE LUIZ; CAMPOE, OTAVIO CAMARGO; ROBIN, AGNES; BOUILLET, JEAN-PIERRE; LE MAIRE, GUERRIC; LACLAU, JEAN-PAUL. Contrasting phenology of Eucalyptus grandis fine roots in upper and very deep soil layers in Brazil. PLANT AND SOIL, v. 421, n. 1-2, p. 301-318, DEC 2017. Citações Web of Science: 3.
CHRISTINA, MATHIAS; NOUVELLON, YANN; LACLAU, JEAN-PAUL; STAPE, JOSE L.; BOUILLET, JEAN-PIERRE; LAMBAIS, GEORGE R.; LE MAIRE, GUERRIC. Importance of deep water uptake in tropical eucalypt forest. FUNCTIONAL ECOLOGY, v. 31, n. 2, p. 509-519, FEB 2017. Citações Web of Science: 26.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LAMBAIS, George Rodrigues. Produção e mortalidade de raízes finas em plantações de Eucalyptus grandis cultivados em Latossolos (Itatinga-SP). 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Centro de Energia Nuclear na Agricultura Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.