Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência de um programa sistematizado de danças circulares em aspectos psiconeuroimunológicos de idosos cuidadores de indivíduos com Doença de Alzheimer

Processo: 11/07374-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de maio de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Ruth Ferreira Santos-Galduroz
Beneficiário:Danilla Icassatti Corazza
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Doença de Alzheimer   Atividade física   Percepção de tempo   Psiconeuroimunologia

Resumo

A responsabilidade de cuidar pode influenciar na incidência do estresse crônico, sendo este um dos principais desencadeadores de prejuízos à saúde de idosos cuidadores de idosos com Doença de Alzheimer (DA). A prática regular de atividade física tem sido recomendada como tratamento não-farmacológico, no entanto, são raros os estudos que a associem aos idosos cuidadores de idosos com DA. Assim, este estudo objetiva analisar a influencia de um programa sistematizado de danças circulares em aspectos psiconeuroimunológicos de idosos cuidadores de idosos com DA. Primeiramente, em estudo exploratório descritivo, participarão 45 idosos cuidadores e 45 não cuidadores. Na segunda etapa, para estudo experimental, serão formados dois grupos: Grupo treinamento cuidadores (GTC; n=15), que participarão do protocolo de intervenção, com quatro meses de danças circulares, com três sessões semanais de 60 minutos; e Grupo controle cuidadores (GCC; n=15), sem participação em intervenção. Para o protocolo de avaliação serão utilizados: Questionário Baecke Modificado para Idosos, Bateria de testes motores da AAHPERD, Timed Up and Go, Escala de Equilíbrio Funcional de Berg, Teste de levantar e sentar da cadeira em 30 segundos, Medida de Independência Funcional, Critério de Classificação Econômica Brasil, Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp, Escala de sobrecarga do cuidador de Zarit, Inventário Neuropsiquiátrico, Escala de Depressão Geriátrica, Questionário de Suporte Social, Mini Exame do Estado Mental, Percepção de tempo e variáveis bioquímicas (colesterol total e frações, glicemia, cortisol, sulfato de dehidroepiandrosterona-DHEAS e leucograma). Será realizada análise descritiva e para a comparação entre grupos e intervenção, ANOVA two-way para medidas repetidas, seguido de post hoc quando necessário. As correlações de Spearman e/ou Pearson serão utilizadas para as relações entre variáveis, de acordo com a natureza dos dados, um pd0,05 será admitido.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CORAZZA, DANILLA ICASSATTI; SEBASTIAO, EMERSON; PEDROSO, RENATA VALLE; ALMEIDA ANDREATTO, CARLA ANDREZA; DE MELO COELHO, FLAVIA GOMES; GOBBI, SEBASTIAO; TEODOROV, ELIZABETH; SANTOS-GALDUROZ, RUTH FERREIRA. Influence of chronic exercise on serum cortisol levels in older adults. European Review of Aging and Physical Activity, v. 11, n. 1, p. 25-34, APR 2014. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.