Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do treinamento aeróbio-funcional sobre a taxa metabólica de repouso e oxidação lipídica de adolescentes obesos

Processo: 11/07683-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Ismael Forte Freitas Júnior
Beneficiário:Bruno Affonso Parenti de Oliveira
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Obesidade   Balanço de energia   Saúde do adolescente   Oxidação lipídica

Resumo

O balanço energético pode ser alterado com a prática de atividade física, sendo capaz de promover determinadas adaptações metabólicas, funcionais e morfológicas que possibilitam aumento na taxa metabólica de repouso e oxidação de gordura, facilitando o controle do peso corporal. Tal processo é de extrema importância quando se tem como alvo o tratamento da obesidade. O objetivo do presente estudo é avaliar os efeitos de um programa de treinamento aeróbio-funcional sobre a taxa metabólica de repouso e oxidação de gordura de adolescentes obesos. A amostra será composta por 40 adolescentes obesos, com idade entre 12 e 16 anos (20 masculinos e 20 femininos). A classificação do estado nutricional será feita pelo Índice de Massa Corporal (IMC) e, posteriormente, serão submetidos à avaliação médica; de composição corporal pela Absorptiometria de Raios-X de dupla energia (DEXA) e da taxa metabólica de repouso (TMR), por meio da calorimetria indireta pelo equipamento QUARK-PFT, que possibilitará análise do metabolismo de gordura. A intervenção terá a duração de 20 semanas com três sessões semanais e consistirá de um treinamento aeróbio-funcional, incluindo exercícios aeróbios e de fortalecimento muscular. Os participantes também receberão orientação alimentar durante a intervenção. Após o período de intervenção os participantes serão reavaliados e os resultados comparados entre sexo e pré e pós intervenção. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRUNO AFFONSO PARENTI DE OLIVEIRA; FABRÍCIO EDUARDO ROSSI; CAMILA BUONANI; TIEGO APARECIDO DINIZ; PAULA ALVES MONTEIRO; BÁRBARA DE MELLO ANTUNES; RÔMULO ARAÚJO FERNANDES; ISMAEL FORTE FREITAS JÚNIOR. Comparison between two models of training with regard to resting energy expenditure and body composition in obese adolescents. Rev. bras. cineantropom. desempenho hum., v. 18, n. 3, p. 268-276, Jun. 2016.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.