Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelos baseados em estrutura no estudo de enzimas envolvidas na geração de bioetanol

Processo: 11/08609-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Biofísica Molecular
Pesquisador responsável:Vitor Barbanti Pereira Leite
Beneficiário:Ronaldo Júnio de Oliveira
Instituição-sede: Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Modelagem molecular   Simulação por computador   Energia de biomassa   Bioetanol

Resumo

Os combustíveis fósseis têm se mostrado um problema fundamental na economia mundial por serem poluentes e esgotáveis. Neste sentido, a utilização do bioetanol, a partir da biomassa da cana-de-açúcar, é uma solução promissora. Essa biomassa, composta em sua maior parte por celulose, hemicelulose e lignina, pode ser submetida a uma reação de hidrólise por enzimas específicas resultando no etanol de segunda geração. Entretanto, as enzimas responsáveis pela quebra da biomassa são ainda o gargalo de aplicação biotecnológica. Neste projeto serão utilizados modelos teóricos e computacionais baseados em estrutura para a caracterização de enzimas envolvidas na geração de bioetanol. O objetivo deste projeto é compreender os mecanismos envolvidos na hidrólise enzimática por meio do estudo do estado de transição entre estados com distintas atividades enzimáticas e de propriedades específicas tais como a termo-estabilidade. As enzimas escolhidas inicialmente são a xilanase e a laminarase, incluiremos também algumas de suas quimeras produzidas e caracterizadas pelo grupo experimental do CTBE. Essas enzimas apresentam comportamento hipertermofílico e forte dependência com a temperatura em sua atividade enzimática. Este estudo teórico, realizado em estreita colaboração com os grupos experimentais, tem como finalidade entender e otimizar as enzimas que possam ser introduzidas na via de produção do bioetanol. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FRANCO CAIRO, JOAO PAULO L.; OLIVEIRA, LEANDRO C.; UCHIMA, CRISTIANE A.; ALVAREZ, THABATA M.; CITADINI, ANA PAULA DA S.; COTA, JUNIO; LEONARDO, FLAVIA COSTA; COSTA-LEONARDO, ANA M.; CARAZZOLLE, MARCELO F.; COSTA, FERNANDO F.; PEREIRA, GONCALO A. G.; SQUINA, FABIO M. Deciphering the synergism of endogenous glycoside hydrolase families 1 and 9 from Coptotermes gestroi. Insect Biochemistry and Molecular Biology, v. 43, n. 10, p. 970-981, OCT 2013. Citações Web of Science: 16.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.