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Levantamento de crianças com indicadores de altas habilidades em Bauru/São Paulo

Processo: 11/09255-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2011
Vigência (Término): 30 de junho de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues
Beneficiário:Lais Mayssi Rodrigues
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Escola pública   Educação inclusiva   Educação especial   Educação para superdotados   Superdotados   Bauru (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Altas Habilidades | Educação Especial | educação inclusiva | Superdotação | Educação Especial

Resumo

A nossa sociedade é formada por indivíduos com uma vasta diversidade no que se refere às características individuais. Fato é que somos diferentes, e assim como temos pessoas com deficiências, com dificuldades para aprender, encontramos também na população uma porcentagem de pessoas com Altas Habilidades/Superdotação. Esses sujeitos que se destacam por inteligência superior, ou talento especial devem ser educados primeiramente como pessoas e não apenas superdotados. É de extrema importância que as pessoas com Altas Habilidades/Superdotação sejam identificadas para que a partir disso, suas necessidades educacionais especiais sejam atendidas. De acordo com o que se refere a educação inclusiva desses indivíduos, já que a educação especial inclui as Altas Habilidades/ Superdotação, por se tratar de sujeitos que necessitam de programas diferenciados de ensino aprendizagem por um longo período. Neste sentido, o objetivo desse estudo será levantar o número de crianças com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação em escolas da rede pública de ensino do município de Bauru, bem como verificar as concepções dos professores sobre este tema. Para a coleta será utilizado uma ficha de identificação e caracterização dos professores, um formulário padronizado com indicativos de superdotação e um questionário para o levantamento das concepções dos professores. Será realizado nesse estudo um levantamento bibliográfico, para aprofundamento do tema em questão. Os dados serão analisados por frequência de respostas e apresentados em gráficos e/ou tabelas. Este estudo subsidiará a avaliação completa de alunos talentosos, possíveis alunos com altas habilidades/superdotação de escolas públicas não notados até o momento. (AU)

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