Busca avançada
Ano de início
Entree

COMPARAÇÃO ENTRE A DENSIDADE POPULACIONAL DE Callichirus major (Say, 1818) NA PRAIA DO JOSÉ MENINO (SANTOS, SP) E ITAGUARÉ (BERTIOGA, SP)

Processo: 11/09627-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2011
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Francisco Sekiguchi de Carvalho e Buchmann
Beneficiário:Ivan Rodrigo Abrão Laurino
Instituição Sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus Experimental do Litoral Paulista. São Vicente , SP, Brasil
Assunto(s):Densidade populacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Callichirus major | Corrupto | densidade populacional | Parque Estadual Restinga de Bertioga | Praia de Itaguré (Bertioga | Praia do José Menino (Santos | Sp) | Macrofauna de praias arenosas

Resumo

O Crustáceo Decapoda Thalassinidea Callichirus major, conhecido popularmente como corrupto, habita galerias construídas em praias arenosas na região entre - marés. A presença de suas galerias pode ter importante papel na liberação de nutrientes dissolvidos para a coluna d'água, além de fornecer condições favoráveis para o estabelecimento de diversas espécies. As praias com sedimento de areia muito fina, baixa inclinação e zona de arrebentação de ondas larga e bem definida são características encontradas em praias dissipativas adequadas para a ocorrência de C. major. O projeto tem por objetivo comparar a densidade populacional e o diâmetro das galerias de C. major na praia do José Menino em Santos - SP e na praia de Itaguaré no Parque Estadual Restinga de Bertioga - SP. Como um segundo objetivo, o presente estudo pretende verificar a influência da desembocadura do rio na densidade populacional desta espécie na praia de Itaguaré. O método de contagem de orifícios por metro quadrado em um perfil será utilizado para verificar a densidade populacional. Para verificar o diâmetro das galerias no perfil será medido o diâmetro dos respiros das galerias dentro de uma área de 1 m² com um paquímetro, a cada cinco metros. Para a verificação da influência da desembocadura do rio na densidade populacional deste crustáceo, a contagem será feita em mais dois transectos afastados da desembocadura do rio, um a 700 metros à direita e outro a 700 metros à esquerda do perfil traçado na desembocadura. A periodicidade das medições será de 15 dias, medindo-se sempre nos mesmos perfis pré-determinados.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LAURINO, IVAN RODRIGO ABRAO; BUCHMANN, FRANCISCO SEKIGUCHI; HERNAEZ, PATRICIO. Spatial-Temporal Distribution of the Burrowing ShrimpCallichirus major(Say, 1818) (Decapoda, Callichiridae) in Preserved Populations of Southeastern Brazil. THALASSAS, v. 36, n. 2, . (11/09627-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.