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Avaliação teórico-experimental da distribuição de dose absorvida em radioterapia em tumores de pele

Processo: 11/09756-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2011
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física Nuclear
Pesquisador responsável:Marco Antônio Rodrigues Fernandes
Beneficiário:Victor Augusto Bertotti Ribeiro
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Física médica   Dosimetria   Método de Monte Carlo   Radioterapia

Resumo

O trabalho tem como proposta implementar rotinas computacionais usando o Método de Monte Carlo com o Código MCNP-5C, para analisar os perfis de dose de radiação liberada nos tratamentos de tumores de pele, bem como produzir curvas de isodose apropriadas aos planejamentos radioterápicos realizados na unidade de cobaltoterapia instalada no Setor Técnico de Radioterapia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da UNESP de Botucatu, e no equipamento de raios-X superficiais do equipamento Dermopan-2 utilizado no Setor de Radiologia do Hospital Veterinária da UNESP de Araçatuba. Pretende-se ainda proporcionar a integração dos estudantes de física médica na rotina prática do especialista no setor de radioterapia, promovendo a difusão do conhecimento visando propiciar maior otimização da rotina dos cálculos radiométricos dos feixes de radiação utilizados no tratamento de tumores de pele. Serão realizadas medidas dosimétricas dos feixes de radiação analisados, comparando os resultados obtidos com os respectivos valores fornecidos pelo serviço de física médica das instituições. Os perfis de distribuição de dose medidos serão também comparados com as simulações computacionais efetuadas com o Código MCNP-5C. A quantificação do erro percentual entre os resultados simulados e medidos norteará a validação da metodologia proposta para avaliação do comportamento dos feixes de radiação estudados.