Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da expressão do gene de cafeína sintase em frutos de guaraná (Paullina cupana var. sorbilis)

Processo: 11/03266-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia
Pesquisador responsável:Paulo Mazzafera
Beneficiário:Flávia Camila Schimpl
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Expressão gênica   Cafeína   Guaraná   Metabolismo secundário

Resumo

Alguns grupos de vegetais caracterizam-se por investirem elevados recursos metabólicos no chamado metabolismo secundário, do qual resultam substâncias como a cafeína, de ocorrência destacada em plantas de chá, café e guaraná. São poucos os estudos direcionados ao guaranazeiro, uma espécie nativa da região amazônica que vem ganhando espaço no cenário econômico, devido suas propriedades apreciadas nas sementes, em especial, os altos níveis de cafeína, 2 a 6% do peso seco da semente. As sementes do guaranazeiro podem ser utilizadas de múltiplas formas, sendo a maior parte da produção destinada à indústria de bebidas, no entanto, vem crescendo o interesse por indústrias dos setores farmacêutico e cosmético. Os estudos científicos com o guaraná foram iniciados em meados do século passado, mais recentemente o interesse pela cultura do guaranazeiro tem ultrapassado os registros históricos de área plantada. Estudos relacionados a área da fisiologia e metabolismo têm trazido importantes informações a respeito do sequenciamento baseado em Expressed Sequence Tags - ESTs, e, por conseguinte, sobre aspectos proteômicos e metabolômicos com perspectivas de aplicações biotecnológicas. A despeito da importância desta cultura, verifica-se que ainda existem muitas questões a serem resolvidas sobre o cultivo do guaranazeiro e os sistemas de produção visando o alto desempenho da cultura. Provavelmente, parte destas dificuldades se deva ao limitado conhecimento fisiológico e molecular da cultura. Assim, diante do que se tem estudado sobre o metabolismo da cafeína e outras metilxantinas no guaraná, detectou-se a necessidade de estudar a expressão da cafeína sintase em frutos de guaraná em diferentes estádios de desenvolvimento associando o teor de metilxantinas (cafeínas, teofilina e teobromina). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SCHIMPL, FLAVIA CAMILA; DOMINGUES JUNIOR, ADILSON PEREIRA; DE CARVALHO GONCALVES, JOSE FRANCISCO; DA SILVA, JOSE FERREIRA; MAZZAFERA, PAULO. References genes for qRT-PCR in guarana (Paullina cupana var. sorbilis). BRAZILIAN JOURNAL OF BOTANY, v. 38, n. 2, p. 281-288, JUN 2015. Citações Web of Science: 1.
SCHIMPL, FLAVIA CAMILA; KIYOTA, EDUARDO; SAMPAIO MAYER, JULIANA LISCHKA; DE CARVALHO GONCALVES, JOSE FRANCISCO; DA SILVA, JOSE FERREIRA; MAZZAFERA, PAULO. Molecular and biochemical characterization of caffeine synthase and purine alkaloid concentration in guarana fruit. Phytochemistry, v. 105, p. 25-36, SEP 2014. Citações Web of Science: 16.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SCHIMPL, Flávia Camila. Teores de metilxantinas e metabolismo de cafeína em frutos de guaraná (Paullinia cupanavar. sorbilisKunth.). 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.