Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise do perfil do consumidor das carnes bovina, suína e de frango na cidade de São Paulo

Processo: 11/03379-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2013
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção
Pesquisador responsável:Mario Otavio Batalha
Beneficiário:Lívia Maria Borges Raimundo
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Comportamento do consumidor   Perfil de consumo   Pesquisa de mercado   Carnes e derivados
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Carnes | comportamento do consumidor | pesquisa de mercado | Gestão de Sistemas Agroindustriais

Resumo

A ampla dimensão do agronegócio de carnes no Brasil, bem como sua importância na economia nacional e o potencial consumidor do país justificam o desenvolvimento de ações coordenadas na área do estímulo ao consumo que incrementariam a coordenação da rede produtiva. Ressalta-se que o país ressente-se de análises estruturadas e informações sistemáticas sobre os hábitos e necessidades do novo consumidor, as quais têm papel crucial na gestão da cadeia produtiva. Este estudo objetiva investigar e analisar os atributos percebidos pelo comportamento do consumidor final das carnes bovina, suína e de frango na cidade de São Paulo, de forma a prover orientação aos setores de transformação e produção na definição das características e atributos do produto final comercializado. Para tanto, será inicialmente realizado um levantamento qualitativo para direcionamento da formulação do questionário final, o qual será aplicado no levantamento quantitativo. Este será realizado na cidade de São Paulo, aplicado em locais caracterizados por intensa circulação de pessoas, tais como grandes avenidas ou parques. A amostra terá caráter probabilístico e será composta por 400 indivíduos, estratificados em termos de gênero e renda, os quais responderão a um questionário estruturado do tipo fechado, com perguntas de múltiplas respostas. Os dados obtidos serão trabalhados estatisticamente, e sua análise permitirá a identificação do comportamento do consumidor e de tendências de consumo das carnes em questão, bem como proverá as empresas e entidades envolvidas de informações sobre ações capazes de criar valor ao consumidor final. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)