Busca avançada
Ano de início
Entree

Mudanças nos estoques de carbono e nitrogênio do solo em função da conversão do uso da terra no Pará

Processo: 11/04269-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 30 de abril de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Carlos Eduardo Pellegrino Cerri
Beneficiário:Mariana Regina Durigan
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):11/22310-6 - Mudanças nos estoques de carbono e nitrogênio do solo em função da mudança de uso da terra no Pará: estimativas e incertezas, BE.EP.MS
Assunto(s):Amazônia   Uso do solo   Matéria orgânica do solo   Estoque de carbono   Nitrogênio   Isótopos

Resumo

Nos últimos anos, muito se tem falado sobre as mudanças do uso da terra na região Amazônica. Isso se deve ao intenso desmatamento que vem ocorrendo, principalmente em busca da expansão de novas fronteiras agrícolas na região. Porém, é imprescindível ressaltar que a participação da agricultura, principalmente quando se refere ao manejo do solo, tem um papel fundamental e de extrema importância na regulação dos fluxos de C e N para a atmosfera. Dessa forma, sabe-se que dependendo do sistema de uso da terra e, principalmente, do manejo dado ao solo, o aquecimento do planeta pode se potencializar. Assim, a presente proposta visa determinar o grau de impacto dos diferentes usos da terra e manejo agrícola sobre as mudanças nos estoques de carbono e nitrogênio do solo em áreas de expansão agrícola na Amazônia oriental. Para tanto serão avaliadas diferentes situações de uso da terra em comparação com área de mata nativa, em dois municípios no estado do Pará: Santarém e Paragominas. Serão quantificados os estoques de C e N totais do solo. Também será efetuada a caracterização físico-química dos solos, visando analisar as alterações nas propriedades químicas (macro e micronutrientes, CTC, SB, pH, Al3+) e físicas do solo (densidade e granulometria). Adicionalmente, será avaliada a qualidade da matéria orgânica do solo (MOS) por meio do fracionamento físico, bem como a origem do C e N do solo presente nessas áreas por meio do emprego da abundância natural de 13C e 15N. Com base nos resultados, será possível fornecer subsídios para que haja a implantação de sistemas de manejo adequados, capazes de aumentar o sequestro de C e N no solo, controlando emissões enquanto promovem um crescimento apoiado em bases sustentáveis. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DURIGAN, MARIANA REGINA; CHERUBIN, MAURICIO ROBERTO; DE CAMARGO, PLINIO BARBOSA; FERREIRA, JOICE NUNES; BERENGUER, ERIKA; GARDNER, TOBY ALAN; BARLOW, JOS; DOS SANTOS DIAS, CARLOS TADEU; SIGNOR, DIANA; DE OLIVEIRA JUNIOR, RAIMUNDO COSME; PELLEGRINO CERRI, CARLOS EDUARDO. Soil Organic Matter Responses to Anthropogenic Forest Disturbance and Land Use Change in the Eastern Brazilian Amazon. SUSTAINABILITY, v. 9, n. 3 MAR 2017. Citações Web of Science: 13.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DURIGAN, Mariana Regina. Mudanças nos estoques de carbono e nitrogênio do solo em função da conversão do uso da terra no Pará. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.