Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise de caminhos de transferência de energia no projeto de sistemas de controle

Processo: 11/04815-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Mecânica dos Sólidos
Pesquisador responsável:Leopoldo Pisanelli Rodrigues de Oliveira
Beneficiário:Fábio Xavier de Melo
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:10/02198-4 - Controle ativo de qualidade sonora, AP.JP
Assunto(s):Transferência de energia   Métodos numéricos   Sistemas de controle

Resumo

A análise de caminhos de transferência de energia (TPA na sigla em inglês para Transfer Path Analysis) corresponde a um grupo de métodos numéricos/experimentais para analise e solução de problemas vibro-acústicos de sistemas lineares invariantes no tempo, sendo seu principal campo de aplicação a indústria automotiva. A TPA consiste em uma análise numérica/experimental que permite identificar as principais fontes de vibração e ruído, e os caminhos estruturais e acústicos pelos quais são transmitidas para determinados locais de interesse. Ainda, a pesar de na sua maioria os sistemas serem lineares, os métodos suportam o uso de subsistemas não lineares ou com características dinâmicas que variam com a frequência. Conhecendo-se as fontes e os caminhos, podem-se propor modificações que são eficientes em minimizar o ruído/vibração nas regiões de interesse, ou atribuir características desejáveis para tais componentes, envolvendo técnicas de controle passivo e ativo. Modelos em elementos finitos bem como dados experimentais formam um conjunto de ferramentas poderoso que se complementam na identificação, solução e re-engenharia destes problemas, no que se denomina TPA-híbrida. O que se busca neste trabalho é apresentar o estado-da-arte em técnicas híbridas de TPA e estudar a contribuição desta ferramenta no projeto de sistemas de controle ativo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE MELO, FABIO XAVIER; RODRIGUES DE OLIVEIRA, LEOPOLDO PISANELLI. Combining classical and component-based TPA for equivalent load identification. Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering, v. 42, n. 6 MAY 25 2020. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MELO, Fábio Xavier de. Análise de caminhos de transferência de energia no projeto de sistemas de controle. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.