Busca avançada
Ano de início
Entree

Revisão taxonômica do gênero Flectonotus Miranda-Ribeiro, 1926 (Anura; Hemiphractidae)

Processo: 11/04933-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de outubro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Célio Fernando Baptista Haddad
Beneficiário:Marina Walker Ferreira de Faria
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):12/02818-8 - Análise de morfologia interna das espécies do gênero Fritziana Mello-Leitão, 1937 (Anura; Hemiphractidae) baseada em micro tomografia computadorizada, BE.EP.MS
Assunto(s):Revisão sistemática   Biologia molecular   Filogenia   Fritziana

Resumo

As espécies de anuros marsupiais do gênero Flectonotus (família Hemiphractidae) apresentam hábito noturno e são associadas a matas úmidas onde há bromélias ou bambuzais. O gênero é composto por cinco espécies, sendo que Flectonotus fissilis, F. goeldii e F. ohausi ocorrem em regiões montanhosas de Mata Atlântica, enquanto F. fitzgeraldi ocorre na Venezuela e em Trinidad e Tobago e F. pygmaeus ocorre na Venezuela e Colômbia. O gênero tem sido alvo de diversos trabalhos que lidam com sua taxonomia e filogenia, de forma que diversas mudanças sistemáticas foram feitas desde a descrição das espécies. Também houve modificações nomenclaturais e de composição de gêneros e espécies ao nível de família. A deficiência das descrições originais, o pequeno número de exemplares depositados em coleções e a dificuldade de acesso ao material tipo fazem com que diversos exemplares depositados em coleções encontrem-se sem identificação ao nível de espécie, o que ocorre também em listas de espécies e levantamentos de anurofauna. Pouco de sua biologia, distribuição e taxonomia é conhecido, sendo provável que o gênero contenha espécies ainda não descritas. O gênero carece de um trabalho taxonômico de revisão, com o objetivo de: 1) analisar as espécies descritas para o gênero, buscando uma diagnose mais precisa para as espécies; 2) fazer acertos taxonômicos e nomenclaturais, descrevendo as espécies não descritas; e 3) realizar uma analise taxonômica e filogenética baseada em caracteres moleculares. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
WALKER, MARINA; WACHLEVSKI, MILENA; NOGUEIRA-COSTA, PAULO; GARCIA, PAULO C. A.; HADDAD, CELLO F. B. A New Species of Fritziana Mello-Leitao 1937 (Amphibia: Anura: Hemiphractidae) from the Atlantic Forest, Brazil. Herpetologica, v. 74, n. 4, p. 329-341, DEC 2018. Citações Web of Science: 0.
WALKER, MARINA; GASPARINI, JOAO LUIZ; HADDAD, CELIO F. B. A new polymorphic species of egg-brooding frog of the genus Fritziana from southeastern Brazil (Anura: Hemiphractidae). SALAMANDRA, v. 52, n. 3, p. 221-229, OCT 30 2016. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.