Busca avançada
Ano de início
Entree

Função cardíaca in vitro do bagre africano Clarias gariepinus

Processo: 11/07645-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2011
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Comparada
Pesquisador responsável:Francisco Tadeu Rantin
Beneficiário:Nathalia Usun Jejcic
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Retículo sarcoplasmático   Função cardíaca   Acoplamento excitação-contração   Cálcio   Peixes   Respiração animal   Trocador de sódio e cálcio

Resumo

Devido a uma provável diferença entre o coração de espécies ectotérmicas e endotérmicas em relação ao fluxo de cálcio no acoplamento excitação-contração, estudos sobre a contratilidade cardíaca em peixes, principalmente os tropicais e de respiração aérea acessória, como o bagre africano, Clarias gariepinus, tornam-se muito importantes. Nesses animais os mecanismos de controle do cálcio e a funcionalidade do retículo sarcoplasmático na contratilidade cardíaca ainda são muito pouco conhecidos. Este trabalho tem por objetivo analisar do desempenho cardíaco do bagre africano, Clarias gariepinus, que, além de ser uma espécie tropical, também apresenta respiração aérea acessória. Para analisar a contratilidade cardíaca desses animais, registros de força isométrica de tiras ventriculares a 25 ºC serão feitos para avaliar o efeito do tempo, a funcionalidade do retículo sarcoplasmático, o papel do trocador Na+/Ca2+, a capacidade do tecido cardíaco em manter o acoplamento excitação-contração quando a freqüência de estimulação varia e o efeito da adrenalina. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MONTEIRO, DIANA AMARAL; LOPES, ANDRE GUELLI; JEJCIC, NATHALIA USUN; DA SILVA VASCONCELOS, ELITON; KALININ, ANA LUCIA; RANTIN, FRANCISCO TADEU. Cardiac contractility of the African sharptooth catfish, Clarias gariepinus: role of extracellular Ca2+, sarcoplasmic reticulum, and beta-adrenergic stimulation. FISH PHYSIOLOGY AND BIOCHEMISTRY, v. 47, n. 6 OCT 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.