Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise do impacto do salário mínimo sobre a distribuição de renda na agricultura brasileira: recortes segundo a posição na ocupação

Processo: 10/18033-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Economias Agrária e dos Recursos Naturais
Pesquisador responsável:Rodolfo Hoffmann
Beneficiário:Régis Borges de Oliveira
Instituição-sede: Instituto de Economia (IE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Desigualdade social   Salário mínimo   Renda agrícola   Renda familiar

Resumo

Utilizando as informações da PNAD, o trabalho investigará as características e a evolução da distribuição de renda na agricultura brasileira em duas dimensões: o rendimento dos domicílios agrícolas e o rendimento das pessoas ocupadas na agricultura. Em função das limitações metodológicas, o foco da análise será o setor de atividade econômica (agrícola) e não a definição espacial/territorial do "rural". A literatura que trata da distribuição da renda no capitalismo é vasta, porém muito focada nas áreas urbanas e setores relacionados ao processo incessante de urbanização. Assim, cumpre compreender, de forma mais detida, as características e transformações ocorridas na agricultura brasileira no que concerne à distribuição do valor adicionado no setor. Apesar do recorrente processo de urbanização, o país ainda convive com uma população ocupada em atividades agrícolas de expressiva dimensão, com tamanho superior à população de alguns países sul-americanos. O presente estudo investigará as mudanças na composição do rendimento domiciliar per capita, atentando para o processo de diversificação da renda agrícola e tratará também do rendimento das pessoas ocupadas na agricultura, entendendo que o trabalho ainda é a principal fonte de renda dos domicílios agrícolas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Régis Borges de. Análise do impacto do salário mínimo sobre a distribuição de renda na agricultura brasileira: recortes segundo a posição na ocupação. 2014. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Economia Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.