Busca avançada
Ano de início
Entree

Tratamento físico-químico de bagaço de cana para produção de etanol celulósico por hidrólise enzimática

Processo: 10/03623-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Química de Macromoléculas
Pesquisador responsável:Roberto da Silva
Beneficiário:Felippe Mariano Colombari
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Hidrólise enzimática   Tratamento físico-químico   Cana-de-açúcar   Bagaços   Bioetanol

Resumo

Aumento do rendimento na produção de etanol a partir de bagaço de cana (etanol celulósico) é o foco deste projeto de mestrado. O material lignocelulósico do qual o bagaço é formado contém açúcares polimerizados como celulose e hemicelulose, além de lignina. Tais polissacarídeos podem ser hidrolisados via química e/ou enzimática, dando origem a açúcares fermentescíveis. O objetivo desse trabalho é investigar quais condições favoráveis para que a hidrólise enzimática ocorra de maneira a liberar maior quantidade possível desses açúcares, com o mínimo possível de produção de compostos inibidores da fermentação alcoólica pela degradação da lignina, possibilitando um aumento na produção de etanol por unidade de massa de bagaço, economizando energia, água e diminuindo impactos ambientais. Diferentes condições serão testadas no momento da hidrólise como a adição de substâncias de caráter ácido, de caráter alcalino, utilização de microondas, ultrassom sob atmosfera de ozônio. Tais processos deverão promover a desestruturação do complexo lignocelulósico da parede celular vegetal do bagaço. As condições testadas serão relacionadas primeiramente com a concentração de açúcares fermentescíveis produzidas pela ação de enzimas lignohemicelulolíticas comerciais e pela formação de substâncias inibidoras da fermentação alcoólica na mistura. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
COLOMBARI, Felippe Mariano. Tratamentos físico-químicos de bagaço de cana para produção de etanol por meio de hidrólise enzimática. 2012. 67 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista. Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.