Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da composição do óleo essencial de eucalipto do Brasil e enriquecimento de seus principais componentes com CO2 supercrítico

Processo: 10/14145-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Engenharia de Alimentos
Pesquisador responsável:Alessandra Lopes de Oliveira
Beneficiário:Mirelle Dogenski
Instituição-sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Assunto(s):Óleos essenciais   Eucalipto   Citronela   Dióxido de carbono   Extração com fluido supercrítico

Resumo

O óleo essencial de eucalipto tem diversas aplicações em alimentos, na medicina e em perfumaria. Entretanto, a qualidade do óleo está diretamente relacionada com a pureza de seus principais componentes. O Brasil é um dos principais exportadores, mas sofre na competição com outros países da Europa que, por sua vez, produzem um óleo de melhor qualidade. A qualidade do extrato de plantas é muito influenciada pela metodologia de extração utilizada. Uma alternativa à extração convencional é o uso da extração com dióxido de carbono supercrítico e possivelmente com emprego de co-solvente que irá mudar a solubilidade do CO2 em função da alteração da sua polaridade, auxiliando a melhorar o rendimento ou solubilização de componentes de interesse. Assim, o objetivo deste trabalho é utilizar o CO2 supercrítico, em diferentes variações na temperatura e pressão do processo e consequentemente de sua seletividade com intuito de enriquecer o óleo em seus componentes de maior valor agregado. Primeiramente, serão obtidas amostras dos produtores e exportadores de óleo essencial de eucalipto obtido por arraste a vapor das regiões de São Paulo e Minas Gerais. Este produto será analisado visando sua caracterização através da análise de sua composição por cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massa (GC/MS). Este estudo preliminar visa otimizar condições analíticas para que possam ser padronizadas para este tipo de óleo. E, a conclusão deste estudo irá possibilitar o mapeamento da composição do óleo essencial de eucalipto produzido no Brasil. Posteriormente, amostras de folhas de eucalipto serão obtidas destes mesmos produtores para serem submetidas à extração com CO2 supercrítico. Como uma ferramenta de investigação e inovação, simulação numérica será aplicada com intuito de predizer a cinética de extração para obtenção de um óleo essencial rico em componentes principais. Neste projeto, um simulador numérico LBM será desenvolvido utilizando um modelo matemático com base em pressupostos da modelagem clássica de extração supercrítica. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOGENSKI, MIRELLE; FERREIRA, NILSON JOSE; DE OLIVEIRA, ALESSANDRA LOPES. Extraction of Corymbia citriodora essential oil and resin using near and supercritical carbon dioxide. JOURNAL OF SUPERCRITICAL FLUIDS, v. 115, p. 54-64, SEP 2016. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.