Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos diretos e indiretos de fertilizantes sobre comunidades aquáticas experimentais

Processo: 10/14767-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de julho de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Luis Cesar Schiesari
Beneficiário:Bianca Gonçalves dos Santos
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/57939-9 - Impactos da expansão da agroindústria da cana-de-açúcar sobre comunidades aquáticas, AP.BIOEN.JP
Assunto(s):Estequiometria   Fertilizantes nitrogenados   Cadeia alimentar

Resumo

Nutrientes minerais como o nitrogênio e o fósforo frequentemente limitam a produtividade primária, de modo que a aplicação de fertilizantes inorgânicos tem o potencial de reorganizar comunidades biológicas imersas em paisagens agroindustriais. Essa reorganização ocorre através dos efeitos diretos da fertilização sobre a composição, estrutura e biomassa de produtores, e propaga para níveis tróficos superiores através de uma cadeia de efeitos indiretos. Tradicionalmente, estudos das conseqüências da fertilização sobre comunidades biológicas focaram na alteração da quantidade absoluta de nutrientes. Nos últimos anos, no entanto, formulou-se toda uma linha de pesquisa - a estequiometria ecológica - que indica que as razões entre nutrientes encontradas no meio restringem e influenciam as interações ecológicas, com conseqüências para a performance dos indivíduos, a dinâmica de populações, a composição de comunidades, o fluxo de energia e a ciclagem de nutrientes. Inserido dentro de um Projeto Jovem Pesquisador em Centros Emergentes sobre os impactos da agricultura industrial em comunidades aquáticas, este projeto tem como objetivo testar experimentalmente os efeitos diretos e indiretos que alterações na quantidade e proporções de nitrogênio e fósforo têm sobre uma comunidade modelo. Esta comunidade modelo será representada por uma cadeia alimentar composta por algas (produtores), girinos (consumidores) e larvas de libélulas (predadores), elementos bastante característicos de poças temporárias e semi-permanentes em paisagens agroindustriais. Uma vez que os nutrientes serão manipulados em concentrações ecologicamente realistas para paisagens preservadas e para paisagens manejadas para culturas de biocombustíveis, este projeto permitirá entender mecanisticamente algumas das conseqüências mais importantes que alterações na forma de uso da terra têm sobre comunidades biológicas. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Bianca Gonçalves dos. Efeitos diretos e indiretos de fertilizantes sobre comunidades aquáticas experimentais. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.