Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da urbanização na ictiofauna de peixes de riachos da parte superior da Bacia do Alto Rio Paranapanema (SP)

Processo: 10/13758-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Mauricio Cetra
Beneficiário:Alexandre Peressin
Instituição-sede: Centro de Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade (CCTS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Sorocaba , SP, Brasil
Assunto(s):Urbanização   Impactos ambientais   Habitat   Alimentação animal   Ictiofauna   Peixes   Bacia hidrográfica

Resumo

O Maciço de Piedade, na Serra de Paranapiacaba, apresenta um relevo alto e heterogêneo, contribuindo para formação de inúmeros cursos d'água. Esta região constitui um divisor de águas das bacias hidrográficas dos rios Tietê, Paranapanema e Ribeira de Iguape. Dada a escassez de trabalhos em riachos tropicais e sua grande sensibilidade a ação antrópica, este trabalho buscará fornecer dados que sirvam como suporte para programas de conservação do ambiente. O objetivo do trabalho será identificar alterações na estrutura das assembleias de peixes causadas pela urbanização no entorno dos riachos. Este objetivo será alcançado através da análise da composição, da diversidade, da estrutura trófica e da condição corporal dos peixes coletados na porção superior da bacia do alto Paranapanema. As coletas serão realizadas na estação seca em riachos que estão próximos e distantes de áreas urbanizadas, utilizando equipamento de pesca elétrica. Nos pontos de coleta serão medidas as variáveis que compõem a estrutura do ambiente e as físicas e químicas da água, como largura, profundidade, velocidade da corrente, tipo de fundo, pH, temperatura e condutividade. Os peixes coletados serão identificados e processados para obtenção de dados como comprimento total e padrão, peso, grau de repleção do estômago e grau de gordura acumulada na cavidade visceral. Para medir a diversidade espécies será utilizado o índice de riqueza de espécies de Margalef e os índices de Shannon e Pielou. Para o estudo da dieta será utilizado o Grau de Preferência Alimentar. Será verificada a amplitude da dieta, aplicando-se o índice de equabilidade de Pielou e a sobreposição de nicho para as espécies, através da aplicação do índice de Pianka e testado se há diferença na exploração dos recursos alimentares. O fator de condição será analisado a partir das relações peso e comprimento através de uma análise de covariância. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PERESSIN, ALEXANDRE; GONCALVES, CRISTINA DA SILVA; CETRA, MAURICIO. Ichthyofauna diet changes in response to urbanization: the case of upper Paranapanema River basin (Brazil). URBAN ECOSYSTEMS, v. 21, n. 4, p. 795-803, AUG 2018. Citações Web of Science: 0.
PERESSIN, ALEXANDRE; CETRA, MAURICIO. Responses of the ichthyofauna to urbanization in two urban areas in Southeast Brazil. URBAN ECOSYSTEMS, v. 17, n. 3, p. 675-690, SEP 2014. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.