Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da heterogeneidade espacial sobre a estrutura e estado nutricional (N, P, C) da comunidade perifítica em substrato natural

Processo: 11/05177-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de maio de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Carla Ferragut
Beneficiário:Barbara Golebski Pellegrini
Instituição-sede: Instituto de Botânica. Secretaria do Meio Ambiente (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Algas   Estado nutricional

Resumo

Apesar da importância ecológica do perifíton, a identificação dos fatores que dirigem a variabilidade espacial e temporal é ainda um desafio. A heterogeneidade espacial é um fator importante na distribuição da comunidade perifítica e tem as macrófitas aquáticas como componentes chaves. A heterogeneidade espacial aumenta a variabilidade dos fatores ambientais no ecossistema, dificultando a identificação de espécies e guildas indicadoras da qualidade da água e do potencial de limitação algal. Tal fato pode gerar problemas de amostragem, afetando a eficiência dos programas de monitoramento e estudos de impacto ambiental. A escala sazonal de variação das condições limnológicas também atua diretamente sobre dinâmica comunidade. Assim, avaliar conjuntamente a variação espacial e sazonal da estrutura e estado nutricional da comunidade perifítica contribuirá para o maior entendimento da dinâmica da comunidade. O presente projeto visa avaliar a influência da heterogeneidade espacial sobre a estrutura da comunidade de algas e estado nutricional do perifíton desenvolvido na Nymphaea spp. em escala sazonal. Insere-se no projeto "Influência da heterogeneidade espacial sobre a estrutura e estado nutricional (N, P, C) da comunidade perifítica, fitoplanctônica e metafítica no Lago das Ninféias (PEFI, São Paulo)" em desenvolvimento (Fapesp: 2009/52253-4). Finalmente, o presente projeto de pesquisa contribuirá para a Ecologia do Perifíton através da análise conjunta da estrutura e estado nutricional da comunidade perifítica em substrato natural, buscando identificar fontes de variabilidade. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PELLEGRINI, BARBARA GOLEBSKI; FERRAGUT, CARLA. Associations between epiphyton species composition and macrophyte diversity in a shallow tropical reservoir. Fundamental and Applied Limnology, v. 191, n. 2, p. 111-122, JAN 2018. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.