Busca avançada
Ano de início
Entree

Título alterado para: "O uso da Medida Canadense de Desempenho Ocupacional na intervenção em terapia ocupacional com crianças com paralisia cerebral durante a realização das atividades de vida diária".

Processo: 11/01008-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2011
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Patrícia Carla de Souza Della Barba
Beneficiário:Letícia Massoni Martins
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Neuropediatria   Paralisia cerebral   Terapia ocupacional

Resumo

A presente pesquisa denomina-se "Intervenção da Terapia Ocupacional no auxílio a pais de crianças com paralisia cerebral durante a realização das AVDs". Os objetivos deste estudo são identificar problemas no desempenho ocupacional de crianças com paralisia cerebral relacionadas ao desempenho nas Atividades de Auto-cuidado; descrever o papel da Terapia Ocupacional na intervenção com pais e crianças com paralisia cerebral durante a realização das Atividades de Vida Diária e oferecer suporte informacional a esses pais em relação à estimulação durante essas atividades. Serão participantes desta pesquisa duas crianças que são acompanhadas pela Terapia Ocupacional no Programa de Saúde da Criança, na Unidade Saúde-Escola, da Universidade Federal de São Carlos. Serão participantes também os pais das crianças, que receberão as orientações durante a intervenção.Primeiramente será utilizado o protocolo COPM (Medida Canadense de Desempenho Ocupacional) junto às crianças-alvo. Após, será realizada a intervenção terapêutica ocupacional, que constará de sessões de orientação às crianças e aos pais criança para facilitar a independência nas atividades de vida diária, de acordo com a demanda levantada. Finalmente será realizada uma sessão de reavaliação para analisar se as crianças participantes e os pais incorporaram as orientações e sugestões propostas pela terapia ocupacional e para avaliar se a intervenção terapêutica ocupacional foi positiva. Para isso será novamente aplicada a Medida Canadense de Desempenho Ocupacional (COPM).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)