Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do desempenho de lagoas de tratamento de esgoto associado à caracterização socioeconômica e ambiental de municípios do Pontal do Paranapanema

Processo: 11/03027-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de julho de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geografia Física
Pesquisador responsável:José Tadeu Garcia Tommaselli
Beneficiário:Laís Jeronimo de Santi
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Tratamento de águas residuárias   Esgotos sanitários   Poluição do solo   Qualidade da água   Pontal do Paranapanema (SP)

Resumo

A proposta deste trabalho é a avaliação de lagoas de tratamento de esgoto associada com os fatores socioeconômicos e ambientais de municípios do Pontal do Paranapanema, consistindo em um levantamento de informações a respeito de áreas supostamente contaminadas. Esse estudo refere-se às áreas onde estão localizadas as lagoas de tratamento de esgo-to de Teodoro Sampaio, Marabá Paulista e Regente Feijó, áreas passíveis de contaminação devido a não existência da geomembrana de impermeabilização (dado obtido junto ao Ministério Público de Presi-dente Prudente). O estudo dos padrões geomorfológicos dos locais, da qualidade da água e da permeabilidade dos solos no entorno das lagoas de tratamento de esgoto é de suma importância devido à verificação da contaminação do corpo freático do solo e do corpo d'água onde o despejo é lançado. Para isto devem ser realizadas análises de per-meabilidade, qualidade da água e de tamanho dos grãos do material do solo. As análises de permeabilidade ocorrerão utilizando um permeâmetro (aparelho portátil e de simples operação) para determinar a condutividade hidráulica saturada, Kfs, "in situ". As análises de água serão reali-zadas seguindo o índice de qualidade das águas, IQA, que subtende a realização de procedimentos químicos para avaliação de nove parâmetros. As análises dos tamanhos dos grãos, das amostras de solo coletadas no local, serão realizadas no Laboratório de Solos da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Campus de Presidente Prudente. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTI, Laís Jeronimo de. Efeitos das lagoas de tratamento de esgoto sobre seu entorno : casos no Pontal do Paranapanema. 2014. 127 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Tecnologia..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.