Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da comunidade de anfíbios em riachos sob influência do cultivo de cana-de-açúcar: subsídios para conservação

Processo: 11/03047-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Recursos Pesqueiros de Águas Interiores
Pesquisador responsável:Cláudia Maris Ferreira Mostério
Beneficiário:Ludmila Cristina Baldi Rodrigues Moreno
Instituição-sede: Instituto de Pesca. Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Anura   Rios   Bacia hidrográfica   Vegetação   Cana-de-açúcar   Impactos ambientais

Resumo

A zona ripária ocorre na interface entre ambientes aquáticos e terrestres, e nesta região acontecem importantes interações, com alta biodiversidade e grande diversidade de processos ambientais. Considerando a expansão do cultivo da cana-de-açúcar no Estado de São Paulo, e a escassa informação que existe sobre seus efeitos em ambientes aquáticos, o presente estudo visa conhecer melhor os efeitos que esta pode exercer sobre a anurofauna de riachos. Serão realizadas coletas em três riachos localizados em regiões de grande densidade de plantio de cana-de-açúcar, como as Bacias dos rios Piracicaba-Capivari-Jundiaí (PCJ) (SP), selecionando riachos com diferentes condições ripárias: entorno com cana-de-açúcar e presença de vegetação ripária, entorno com cana-de-açúcar sem vegetação ripária e entorno preservado com mata ciliar nativa. Os girinos serão coletados com equipamento de pesca elétrica em três pontos sob cada condição, e os anuros adultos por meio de armadilhas de interceptação e queda (pitfall traps) com cercas guia e procura ativa de anfíbios por encontro visual. Registros ambientais, incluindo análise de parâmetros físicos e químicos da água serão realizados. Os dados da anurofauna serão analisados por meio de uma análise exploratória, e aplicação de técnicas de análise multivariada para correlacionar as espécies e variáveis ambientais. Em última análise, pretende-se identificar os fatores ambientais impactantes sobre as comunidades estudadas, subsidiando medidas adequadas de manejo e conservação das espécies e dos ecossistemas em questão. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BALDI, LUDMILA CRISTINA; DOS SANTOS, FERNANDA BASTOS; ESTEVES, KATHARINA EICHBAUM; FERREIRA, FABIO COP; ROCHA, MARIANE TARGINO; SANTANA, JULIANA MACEDO; TEIXEIRA, PATRICIA COELHO; FERREIRA, CLAUDIA MARIS. Anuran Communities in Different Riparian Habitats: Native Forest, Secondary Forest, and Sugarcane. South American Journal of Herpetology, v. 10, n. 3, p. 195-204, DEC 2015. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.