Busca avançada
Ano de início
Entree

Metodologia para combinação de séries temporais de atraso zenital troposférico GNSS

Processo: 11/03549-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geodésia
Pesquisador responsável:Joao Francisco Galera Monico
Beneficiário:Vinicius Francisco Rofatto
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/04008-2 - GNSS: investigações e aplicações no posicionamento geodésico, em estudos relacionados com a atmosfera e na agricultura de precisão, AP.TEM
Assunto(s):Previsão climatológica   Atraso zenital troposférico   Sistema de posicionamento global (GPS)

Resumo

Um dos produtos das estimativas de alta precisão advindas da Geodésia via o GNSS (Global Navigation Satellite Systems) é o atraso zenital troposférico (ZTD), o qual quando integrado com medidas de superfície de temperatura e pressão, juntamente com um modelo de temperatura média, proporciona o vapor d'água integrado (IWV). Tanto o IWV como o TD pode ser assimilado em modelos de previsão numérica de tempo (PNT), contribuindo com as previsões meteorológicas. A combinação de séries temporais de ZTD GNSS vem sendo produzido por vários países e tem apresentado resultados compatíveis com aqueles derivados de aparelhos meteorológicos como radiossondas e radiômetros. No Laboratório de Geodésia Espacial (LGE) da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente da UNESP (FCT/UNESP) estão sendo disponibilizadas soluções de atraso pelos softwares científicos GIPSY-OASIS (GOA-II) e GAMIT. No entanto, no Brasil ainda não existe nenhuma Instituição realizando combinações de séries temporais de ZTD utilizando técnicas geodésicas. Desta forma, pretende-se combinar soluções de atraso de diferentes softwares a fim de não somente obter ZTDs internamente consistentes, mas também servir de apoio a Meteorologia nos processos de assimilação em modelos de PNT do Centro de Previsão do Tempo (CPTEC) do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JOÃO FRANCISCO GALERA MONICO; VINICIUS FRANCISCO ROFATTO; MARCO AURÉLIO MORAES DE MENDONÇA. Introdução e aplicação da diluição da precisão das ambiguidades GNSS - ADOP. Bol. Ciênc. Geod., v. 20, n. 2, p. 279-299, Jun. 2014.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROFATTO, Vinicius Francisco. ZTD em tempo quase real via Estações GNSS Terrestres : estratégia de processamento para o GIPSY-OASIS II e combinação das séries temporais. 2013. 125 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Tecnologia..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.