Bolsa 11/03655-2 - Rodentia, Preás - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Expressão das enzimas: citocromo P450 aromatase, NADPH-citocromo P450 redutase e citocromo P450c17 (17-±-hidroxilase/17, 20-liase) na vagina de fêmeas de preás (Galea spixii, Wagler, 1831)

Processo: 11/03655-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2011
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Antônio Chaves de Assis Neto
Beneficiário:Amilton Cesar dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Rodentia   Preás   Citocromo P-450   Ciclo estral animal   Vagina   Imuno-histoquímica   Expressão de proteínas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:citocromo | enzimas | epitélio | masculinização | preás | vagina | Animais Silvestres

Resumo

O preá (Galea spixii), pertencente a ordem Rodentia (roedores) é um pequeno mamífero encontrado em regiões semi-áridas do Nordeste brasileiro que possui entre 22,5 a 23,5 cm, com peso que varia entre 375 a 405 gramas. Os complexos enzimáticos citocromo P450: citocromo P450 aromatase, NADPH-citocromo P450 redutase e citocromo P450c17, são os responsáveis pela síntese do estrogênio a partir dos andrógenos e dos andrógenos a partir da progesterona, respectivamente. Portanto, possuem potencial de influenciar o balanço fisiológico entre os hormônios sexuais durante o processo reprodutivo dos mamíferos. Os estudos relacionados com formação da membrana oclusiva da vagina (re-epitelização) durante o ciclo estral das fêmeas de roedores, principalmente dos preás (Galea spixii) são escassos na literatura. O objetivo deste estudo é estabelecer as fases do ciclo estral através de exame citológico, analisar amostras do epitélio e da membrana oclusiva da vagina de fêmeas de preás através de microscopia de luz nas colorações HE e Picrossírius, microscopia eletrônica de varredura e realizar testes imunohistoquímicos para verificar a expressão das enzimas: citocromo P450 aromatase, NADPH-citocromo P450 redutase e citocromo P450c17 (17-alfa-hidroxilase/17,20-liase) nestes tecidos. Portanto, nossos estudos avaliarão a ocorrência de síntese e a aromatização de andrógenos em estrógenos, na membrana oclusiva da vagina de fêmeas de preás para a obtenção de um melhor entendimento desses mecanismos endócrinos essenciais para o processo reprodutivo e sua importância em relação a hierarquia social, baseado no domínio da fêmea sobre o macho em relação a cópula, visando a preservação desta e de muitas outras espécies de mamíferos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOS SANTOS, AMILTON CESAR; CONLEY, ALAN JAMES; DE OLIVEIRA, MOACIR FRANCO; OLIVEIRA, GLEIDSON BENEVIDES; VIANA, DIEGO CARVALHO; DE ASSIS NETO, ANTONIO CHAVES. Immunolocalization of steroidogenic enzymes in the vaginal mucous of Galea spixii during the estrous cycle. Reproductive Biology and Endocrinology, v. 15, . (11/03655-2)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Amilton Cesar dos. Expressão das enzimas: citocromo P450 aromatase, NADPH-citocromo P450 redutase e citocromo P450c17 (17-α-hidroxilase/17, 20-liase) na vagina de fêmeas de preás (Galea spixii, Wagler, 1831). 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/SBD) São Paulo.