Busca avançada
Ano de início
Entree

Expressão das enzimas: citocromo P450 aromatase, NADPH-citocromo P450 redutase e citocromo P450c17 (17-±-hidroxilase/17, 20-liase) na vagina de fêmeas de preás (Galea spixii, Wagler, 1831)

Processo: 11/03655-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2011
Vigência (Término): 30 de novembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Antônio Chaves de Assis Neto
Beneficiário:Amilton Cesar dos Santos
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Rodentia   Preás   Citocromo P-450   Ciclo estral animal   Vagina   Imuno-histoquímica   Expressão de proteínas

Resumo

O preá (Galea spixii), pertencente a ordem Rodentia (roedores) é um pequeno mamífero encontrado em regiões semi-áridas do Nordeste brasileiro que possui entre 22,5 a 23,5 cm, com peso que varia entre 375 a 405 gramas. Os complexos enzimáticos citocromo P450: citocromo P450 aromatase, NADPH-citocromo P450 redutase e citocromo P450c17, são os responsáveis pela síntese do estrogênio a partir dos andrógenos e dos andrógenos a partir da progesterona, respectivamente. Portanto, possuem potencial de influenciar o balanço fisiológico entre os hormônios sexuais durante o processo reprodutivo dos mamíferos. Os estudos relacionados com formação da membrana oclusiva da vagina (re-epitelização) durante o ciclo estral das fêmeas de roedores, principalmente dos preás (Galea spixii) são escassos na literatura. O objetivo deste estudo é estabelecer as fases do ciclo estral através de exame citológico, analisar amostras do epitélio e da membrana oclusiva da vagina de fêmeas de preás através de microscopia de luz nas colorações HE e Picrossírius, microscopia eletrônica de varredura e realizar testes imunohistoquímicos para verificar a expressão das enzimas: citocromo P450 aromatase, NADPH-citocromo P450 redutase e citocromo P450c17 (17-alfa-hidroxilase/17,20-liase) nestes tecidos. Portanto, nossos estudos avaliarão a ocorrência de síntese e a aromatização de andrógenos em estrógenos, na membrana oclusiva da vagina de fêmeas de preás para a obtenção de um melhor entendimento desses mecanismos endócrinos essenciais para o processo reprodutivo e sua importância em relação a hierarquia social, baseado no domínio da fêmea sobre o macho em relação a cópula, visando a preservação desta e de muitas outras espécies de mamíferos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOS SANTOS, AMILTON CESAR; CONLEY, ALAN JAMES; DE OLIVEIRA, MOACIR FRANCO; OLIVEIRA, GLEIDSON BENEVIDES; VIANA, DIEGO CARVALHO; DE ASSIS NETO, ANTONIO CHAVES. Immunolocalization of steroidogenic enzymes in the vaginal mucous of Galea spixii during the estrous cycle. Reproductive Biology and Endocrinology, v. 15, APR 24 2017. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Amilton Cesar dos. Expressão das enzimas: citocromo P450 aromatase, NADPH-citocromo P450 redutase e citocromo P450c17 (17-α-hidroxilase/17, 20-liase) na vagina de fêmeas de preás (Galea spixii, Wagler, 1831). 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.