Busca avançada
Ano de início
Entree

Granulometria e textura do milho em rações de poedeiras comerciais: custo de moagem, desempenho e qualidade de ovos

Processo: 11/03725-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:Edivaldo Antônio Garcia
Beneficiário:Javer Alves Vieira Filho
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Nutrição animal   Aves poedeiras   Digestibilidade   Ração

Resumo

O experimento será conduzido no setor de avicultura de postura da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da UNESP - campus Botucatu, no período de 19/11/2010 a 10/03/2011, utilizando 384 poedeiras da linhagem Isa Brown com semanas de idade, distribuídas em delineamento inteiramente ao acaso em esquema fatorial 2x3, com dois tipos de milho (dentado e duro) e três granulometrias (602,08; 784,86 e 1166,19 para grão duro e 612,95; 831,23; 1230,05 para grão dentado) com oito repetições de oito aves por parcela experimental, totalizando 48 parcelas, o experimento terá um total de 112 dias dividido em 4 períodos de 28 dias. Ao final de cada período será feita a coleta de dois ovos íntegros por parcela durante dois dias consecutivos para avaliação das variáveis de qualidade dos ovos. As rações serão formuladas de acordo com as exigências do manual da linhagem. O DGM das partículas será determinado antes do início do período experimental. Serão avaliadas variáveis de desempenho produtivo (consumo de ração, conversão alimentar, peso dos ovos, porcentagem de ovos trincados e quebrados, viabilidade, massa de ovos), qualidade de ovos (porcentagem de casca, espessura de casca, gravidade específica, resistência da casca a quebra, cor da gema, porcentagem de gema e de albúmen e unidades haugh) e consumo de energia gasta no processo de moagem. Os dados serão submetidos à análise de variância utilizando os recursos do programa SISVAR e as médias comparadas pelo teste SNK a 5% de probabilidade. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FILHO, Javer Alves Vieira. Granulometria e textura do milho em dietas para poedeiras comerciais: consumo de energia elétrica, desempenho e qualidade de ovos. 2013. 47 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.