Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da quantidade de recursos alimentares e da sazonalidade sobre a produção de sexuados em Scaptotrigona aff. depilis (Apidae, Meliponini)

Processo: 11/03698-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia
Pesquisador responsável:Astrid de Matos Peixoto Kleinert
Beneficiário:Sheina Koffler
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Reprodução animal   Abelhas   Meliponini   Sazonalidade   Alimentação animal

Resumo

A reprodução de colônias de abelhas eussociais depende, é claro, do investimento na produção de sexuados. Porém, este é contrário ao investimento em crescimento, consistindo em uma demanda conflitante para a colônia. Ainda não se sabe ao certo quais são os fatores que influenciam a produção de machos e rainhas nas colônias de abelhas sem ferrão, nem se esta obedece ou não a um padrão sazonal. Estudos anteriores já propuseram correlações entre a produção de sexuados e fatores internos e externos à colônia. O objetivo deste estudo é verificar experimentalmente a influência da quantidade de recursos alimentares e de estações do ano contrastantes (verão e inverno) sobre a produção de sexuados em uma espécie de Meliponini, Scaptotrigona aff. depilis. Para isso, serão montadas doze colônias experimentais padronizadas, divididas em três grupos de tratamento. Os grupos A e B serão mantidos confinados e receberão alimentação artificial, sendo que o primeiro receberá o triplo de alimento que o segundo. O grupo C será o controle e permanecerá com acesso ao ambiente externo e sem alimentação artificial. Durante três meses, serão acompanhadas a construção de células de cria, de potes de alimento, a ativação dos ovários das operárias e a produção de operárias, machos e rainhas. Esse procedimento será realizado em duas estações do ano distintas (verão e inverno). Para verificar o efeito da quantidade de recursos alimentares, em cada estação, os três grupos serão comparados. Para verificar o efeito da sazonalidade, serão comparadas, para um mesmo tratamento experimental (A, B ou C), as duas estações. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
KOFFLER, Sheina. Influência da quantidade de recursos alimentares e da sazonalidade sobre a produção de sexuados em Scaptotrigona aff. depilis (Apidae, Meliponini). 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.