Busca avançada
Ano de início
Entree

Reconstrução de contornos e cumeeiras de telhados de edifícios a partir de imagens aéreas de alta-resolução e poliedros representativos de edifícios extraídos de dados laser

Processo: 11/03899-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geodésia
Pesquisador responsável:Aluir Porfírio Dal Poz
Beneficiário:Vanessa Jordão Marcato Fernandes
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Fotogrametria   Algoritmos genéticos

Resumo

Esse projeto propõe melhorias em uma metodologia preexistente para o refinamento geométrico de contornos de telhados extraídos de dados Laser, usando imagens aéreas de alta resolução e campos randômicos de Markov (MRF - Markov Random Field). Uma das melhorias consiste em incluir na função de energia associada ao MRF uma restrição denominada injunção de quina. Esta restrição leva em conta que a interseção de duas retas adjacentes, correspondentes a lados de contorno, deve estar próxima de uma quina em 90º. As quinas são extraídas na imagem através de um algoritmo apropriado de processamento de imagem. Outra melhoria na função de energia baseia-se no fato de que as retas representativas de contornos de telhados são aproximadamente paralelas ou ortogonais entre si. Esta restrição foi denominada injunção de retangularidade. Outra modificação na metodologia original refere-se ao algoritmo de otimização da função de energia. Na metodologia original foi utilizado o algoritmo de otimização de força bruta, associado com algumas heurísticas. Embora este método permita obter a solução ótima, caso exista, o espaço de busca fica intratável computacionalmente quando algumas dezenas de retas estão presentes no espaço de busca. Propõe-se usar o algoritmo genético para contornar este problema. Este algoritmo deverá possibilitar a solução do problema de otimização em situações inviáveis para metodologia original. Um caso de grande complexidade seria uma configuração com inúmeros edifícios, com a modelagem não só de contornos, mas também de cumeeiras. A metodologia resultante das modificações propostas será avaliada com base em dados reais - imagens aéreas de alta resolução, dados 3D de varredura a laser e poliedros de edifícios extraídos de dados laser. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VANESSA JORDÃO MARCATO; ALUIR PORFÍRIO DAL POZ. REFINAMENTO GEOMÉTRICO DE CONTORNOS E CUMEEIRAS DE TELHADOS DE EDIFÍCIOS EXTRAÍDOS DE DADOS LASER COM USO DE IMAGEM AÉREA. Bol. Ciênc. Geod., v. 20, n. 3, p. -, Set. 2014.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
. Reconstrução de contornos e cumeeiras de telhados de edifícios a partir de imagens aéreas de alta-resolução e poliedros representativos de edifícios extraídos de dados LASER. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente Presidente Prudente.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.