Busca avançada
Ano de início
Entree

Preparação e caracterização estrutural de complexos quirais de nióbio, utilizando alcoóis terpênicos quirais como ligantes

Processo: 11/04006-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Luiz Carlos da Silva Filho
Beneficiário:Naiara Letícia Marana
Instituição-sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Catálise assimétrica   Compostos organometálicos

Resumo

A catálise assimétrica é uma das ferramentas mais poderosa para a síntese de compostos oticamente ativos e o desenvolvimento novos catalisadores organometálicos com diferentes tipos de ligantes quirais é de grande importância para esta área. A busca por compostos enantiomericamente puros tem motivado cada vez mais os pesquisadores para o desenvolvimento destes novos catalisadores, através dos estudos de complexação de ligantes quirais a diversos tipos de Metais, devido a esta afirmação, a utilização do elemento químico Nióbio (Nb) surge de maneira promissora nesta área. O desenvolvimento de novos catalisadores quirais de nióbio ainda é uma área pouco estudada na química, entretanto, os recentes avanços neste tipo de pesquisa são promissores, recentemente, Kobayashi et al. desenvolveram a preparação in situ de catalisadores di-nucleares quirais a partir de alcoóxidos de nióbio (Nb(OR)5), N-metilimidazol (NMI) e derivados de BINOL, obtendo excelentes rendimentos e excessos enantioméricos para reações tipo Mannich. apresentando excelentes resultados, com bons rendimentos e excessos enantiomêricos. Devido a estes resultados propomos realizar neste projeto a preparação e caracterização estrutural de diferentes tipos de complexos organometálicos quirais de nióbio, através da complexação de alcoóis terpênicos quirais com compostos de nióbio disponíveis comercialmente, visando a aplicação futura destes catalisadores em síntese orgânica. Para a obtenção dos complexos quirais de nióbio pretendemos utilizar os seguintes alcoóxidos de nióbio: pentamentóxido de nióbio [Nb(OMe)5] e o pentaetóxido de nióbio [Nb(OEt)5], complexando-os com os seguintes terpenóides: (+) e (-)-borneol, (+) e (-)-mentol e (+) e (-)-pinenodiol. A caracterização estrutural dos complexos quirais preparados na execução deste projeto será realizada aplicando-se diferentes técnicas espectroscópicas e espectrométricas, dentre elas, Ressonância Magnética Nuclear de Próton e Carbono, Espectrometria de Massas e Espectrometria de Massas de Alta Resolução, Infravermelho e quando possível Raio X.Complementarmente a estas técnicas pretendemos realizar, a utilização de modelagem molecular e cálculos ab initio para a obtenção de dados teóricos das propriedades das moléculas preparadas, tal como deslocamentos químicos e constante de acoplamento, e realizar a comparação com os dados experimentais com os dados teóricos, podendo assim nos fornecer mais informações para a caracterização completa dos complexos sintetizados.A realização deste projeto de mestrado se faz necessária, pois a compreensão da relação entre a estrutura do catalisador e sua capacidade de indução de assimetria se constitui em um desafio de grande interesse acadêmico e que, certamente, trará frutos importantes para o desenvolvimento da química de Nióbio em síntese orgânica. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SACOMAN TORQUATO DA SILVA, BRUNO HENRIQUE; MARANA, NAIARA LETICIA; MAFUD, ANA CAROLINA; DA SILVA-FILHO, LUIZ CARLOS. A theoretical and experimental study to unequivocal structural assignment of tetrahydroquinoline derivatives. STRUCTURAL CHEMISTRY, v. 25, n. 1, p. 327-337, FEB 2014. Citações Web of Science: 5.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARANA, Naiara Letícia. Preparação e caracterização estrutural de complexos quirais de nióbio, utilizando álcoois terpênicos quirais como ligantes. 2013. 85 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" POSMAT - Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.