Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização da estrutura e da expressão dos genes MGC16121 e CR596471

Processo: 11/04154-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2011
Vigência (Término): 31 de março de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Humana e Médica
Pesquisador responsável:Wilson Araújo da Silva Junior
Beneficiário:Bruna Rodrigues Muys
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Biologia molecular   Expressão gênica   Neoplasias

Resumo

Os genes MGC16121 e CR596471 localizam-se no cromossomo X (Xq28) entre os loci HPRT1 e PLAC1, numa região rica em genes associados com a reprodução humana. A importância de tais genes reside na possibilidade de estarem envolvidos no desenvolvimento placentário e fetal e de serem expressos em poucos tecidos normais. Camundongos portadores de deleções próximas do gene ortólogo HPRT1 de humanos apresentam cerca de um terço do tamanho dos camundongos selvagens ou em alguns casos são natimortos (Kushi et al., 1998). No entanto, este fenótipo não é observado quando o gene está mutado (Searle et al., 1994). Em humanos a deficiência do gene HPRT1 causa a síndrome de Lesch-Nyhan. Assim, podemos supor que o fenótipo anormal das cobaias não é resultado da deficiência do HPRT1, mas sim de genes próximos a ele. Este fato abre perspectivas em relação ao estudo dos genes MGC16121 e CR596471. Estudos preliminares realizados em nosso laboratório como projeto piloto, revelaram expressão do gene MGC16121 restrita à placenta. No caso do gene CR596471, apesar de ter apresentado expressão elevada em placenta, foi detectado em baixos níveis em outros tecidos normais como próstata, ovário, testículo e coração. Em resumo, o presente projeto visa caracterizar a estrutura e o padrão de expressão dos genes MGC16121 e CR596471 em tecidos normais e linhagens tumorais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Descoberta molécula com potencial para tratar o câncer de ovário 
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias: (195 total)
Mais itensMenos itens

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MUYS, BRUNA RODRIGUES; CETRULO LORENZI, JULIO CESAR; ZANETTE, DALILA LUCIOLA; LIMA E BUENO, RAFAELA DE BARROS; DE ARAUJO, LUZA FERREIRA; DINARTE-SANTOS, ANEMARI RAMOS; ALVES, CLEIDSON PADUA; RAMAO, ANELISA; DE MOLFETTA, GREICE ANDREOTTI; VIDAL, DANIEL ONOFRE; SILVA, JR., WILSON ARAUJO. Placenta-Enriched LincRNAs MIR503HG and LINC00629 Decrease Migration and Invasion Potential of JEG-3 Cell Line. PLoS One, v. 11, n. 3 MAR 29 2016. Citações Web of Science: 15.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MUYS, Bruna Rodrigues. Caracterização da Estrutura e Regulação dos Genes MGC16121 e CR596471. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.